Empresários e prefeito acordam cedo para participar do 1º ACIRS Debate

Sala de Imprensa: Notícias 16/09/2009
Empresários e prefeito acordam cedo para participar do 1º ACIRS Debate

Cerca de 60 empres�rios acordaram mais cedo nesta manh� de quarta-feira para participar do primeiro ACIRS Debate. O dia ainda estava clareando quando, �s 7h15min, a Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) recebeu novos e antigos associados e o prefeito Milton Hobus, para um caf� da manh� e discuss�o de temas como as futuras a�es da administra��o municipal, melhorias no Centro de Eventos Hermann Purnhagen e pol�ticas de incentivo � expans�o das empresas.

Bastante motivados, os associados acompanharam a fala do prefeito que ressaltou uma s�rie de obras que est� em desenvolvimento para tornar Rio do Sul uma cidade mais moderna e agrad�vel para se trabalhar e viver. A inten��o de Hobus � inaugurar at� o final do ano o Parque Municipal, que ser� erguido para emoldurar o elevado, inaugurado no �ltimo s�bado. No parque, haver� �rea de bosque, pista de caminhada, academia a c�u aberto e ampla �rea para estacionamento.

Quanto aos temas propostos pela ACIRS, Hobus destacou que depois da constru��o do elevado, a prioridade para os pr�ximos tr�s anos de mandato � a instala��o da rede de tratamento de esgoto em toda a �rea central da cidade. Em paralelo �s obras de saneamento b�sico, ocorrer� a moderniza��o das cal�adas com sistema de coleta e drenagem da �gua da chuva e tamb�m a arboriza��o das ruas com o apoio dos moradores.

Sobre as pol�ticas de incentivo � expans�o de empresas, o prefeito explica que hoje o munic�pio n�o possui um volume significativo de incentivos e as �reas destinadas � instala��o de novos empreendimentos serem escassas. Segundo Hobus, a prefeitura ajuda quando � procurada, dentro das possibilidades legais. A lei municipal que disp�e sobre o assunto prev� execu��o de no m�ximo 60% dos servi�os de terraplenagem, aterro, servi�os de horas m�quinas e equipamentos; isen��o em at� 50% da Taxa de Licen�a para Localiza��o e Perman�ncia no Local, bem como outros descontos.

Acerca do Centro de Eventos, Hobus afirmou que R$ 800 mil est�o sendo investidos nas melhorias da estrutura dos banheiros, cozinha, reformas em geral, pintura e na instala��o da cancha de bol�o, inaugurada durante a 20� Kegelfest.

Ap�s a explana��o dos temas propostos, foi aberto o debate para que os associados questionassem o convidado. �Sou um obstinado. Planejo e corro atr�s, apesar de todas as adversidades e dificuldades que o servi�o p�blico municipal enfrenta�, respondeu Hobus a um associado que gostaria de saber a diferen�a de ser prefeito hoje em rela��o ao ano de 2005, quando Hobus assumiu o primeiro mandato.

Para finalizar o debate, o prefeito fez apelos � classe empresarial. Mencionou que a BR-470, da forma que est�, impede o desenvolvimento da cidade e clama a todos para que se mobilizem na luta pela duplica��o da rodovia. Ele garante estar cobrando posi��o dos deputados estaduais e DNIT. Tamb�m pediu aos empres�rios para aderirem ao Programa de Sa�de do Trabalhador com o objetivo de despertar nos colaboradores a necessidade de cuidados com a sa�de e bem estar.

�A cidade vive um bom momento. Precisamos exercitar a reflex�o: como melhorar meu neg�cio para atender n�o s� os 60 mil habitantes de Rio do Sul, mas os 250 mil residentes do Alto Vale do Itaja�.

Para o presidente da ACIRS, Andr� Odebrecht, o primeiro ACIRS Debate j� � sucesso com a participa��o ativa dos associados. �Queremos aproximar os associados ao dia-a-dia da entidade.  E que o tempo que eles passam aqui seja visto como investimento pessoal, busca de informa�es para futuras tomadas de decis�o, fortalecendo o associativismo�.