Empresários trocam experiências em Fraiburgo

Sala de Imprensa: Notícias 29/08/2014
Empresários trocam experiências em Fraiburgo
Visita serviu como incentivo para a participação ativa no associativismo

A terra da maçã, Fraiburgo, no Meio-Oeste catarinense, foi o destino dos integrantes do Núcleo de Gastronomia da ACIRS, na quinta-feira, 28 de agosto. Também foram na viagem empresários e representantes da Associação Empresarial de Taió (ACIAT), interessados em criar um núcleo de gastronomia no município.

Ao chegar, o grupo foi recepcionado no restaurante Nono Vito, do coordenador do núcleo, Jancarlos Marcon. Em seguida, participaram de uma reunião, na sede da ACI de Fraiburgo (ACIAF), que atualmente conta com quase 350 associados e mantém oito Núcleos Setoriais, sendo que o de gastronomia é referência no estado.

O presidente da ACIAF, Jorge Luiz Pozza Pederiva, abriu o encontro falando do principal objetivo do núcleo, que é fortalecer o setor, enfrentando juntos as dificuldades. “Eles aprenderam a trabalhar em conjunto. Entenderam que o conhecimento só tem valor quando você o transmite”, contou Pederiva.

O proprietário do Aromas Restaurante, Ulisse Vígolo, está no grupo desde o início. “Nós trocamos muitas informações. Fazer parte do núcleo trouxe novas visões, aprendemos sobre outros segmentos, abrimos a mente e aplicamos melhorias em nossas empresas”, comentou Vígolo.

A comitiva descobriu também como é a metodologia de trabalho do núcleo de Fraiburgo, fundado em abril de 2010. Entre as ações realizadas, a consultora Patrícia Zimmermann destacou a criação do Roteiro Gastronômico; coleta de óleo; participação em feiras; capacitações sobre licenças ambientais, legislação trabalhista, manipulação de alimentos, publicidade e propaganda, proteção ao crédito, entre outras. O grupo também realiza ações sociais.

Mas o que chama a atenção mesmo é a união e a transparência com que os empresários resolvem os problemas em comum. Um exemplo disso acontece quando a cidade recebe eventos de grande porte. Eles se reúnem para produzir as refeições e o lucro obtido é usado para realizar capacitações, visitas técnicas, etc. “A comunidade já percebe o núcleo como uma empresa de eventos. Fizemos isso porque um sozinho não conseguiria atender a demanda. Somos parceiros e não concorrentes. Tudo que desenvolvemos em nossos negócios, compartilhamos para o crescimento de todos”, explicou o coordenador. A próxima viagem será em uma feira do setor, em Buenos Aires, na Argentina.

Albina Peron Goetten de Lima (Lela), do Restaurante Rouxinol, de Rio do Sul, aprovou a troca de experiências. “Achei fantástica a visita, a começar pela acolhida. As ideias deles são muito boas. Quem viu a animação realmente voltou entusiasmado para participar mais do núcleo. O que eles passaram para nós foi muito bom, ganhamos uma nova visão de negócio, de núcleo, de associação”, concluiu Lela.

Clique aqui para abrir a galeria