Empretec: habilidades empreendedoras são desenvolvidas

Sala de Imprensa: Notícias 03/08/2015
Empretec: habilidades empreendedoras são desenvolvidas
Empretec 2015

Um grande desafio em sala de aula, com o objetivo de preparar para os desafios do mercado de trabalho, esse é o Empretec. Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos, mas para isso é preciso estar ciente de várias questões como: demanda, mercado, oportunidades e risco. Por isso, durante uma semana, 31 alunos apreenderam na teoria e na prática o que é ser um empreendedor.

“O grande desafio foi agir, em cinco dias, para criar a empresa CRIA que tinha uma única finalidade: lucrar”, afirma a participante do curso, Estela Becker.

O Empretec destina-se a empresários de micro, pequenas e médias empresas, que possuam ideias claras e factíveis do que pretendem para suas empresas, e que necessitem de apoio para viabilização de seus negócios.

Entre os objetivos da capacitação estão: Proporcionar aos participantes uma avaliação franca e completa de seu potencial empreendedor; Reforçar tendências e habilidades dos participantes; Detectar oportunidades de negócios; Estabelecer metas desafiadoras; Melhorar sua eficiência; Aumentar seus lucros em situações complexas e Desenvolver planos de negócios.

“O Empretec foi um divisor de águas. Fez-me entender meus comportamentos empreendedores, imperceptíveis, no cotidiano. Aprendi a administrar o tempo, pensando, planejando, definindo objetivos e estabelecendo metas para depois agir. Foi também um grande reconhecimento pessoal, me conhecer como empreendedora”, afirmou a participante do Empretec 2015, Estela Becker.

Antes de ingressas no curso, os participantes passaram por uma pré-seleção realizada pelo Sebrae, na Associação Empresarial de Rio do Sul. Participaram do Empretec 2015 os candidatos que obtiveram uma pontuação igual ou superior à mínima exigida.

No Brasil cerca de 220 mil pessoas já fizeram o Empretec, só em Santa Catarina foram 25 mil. O curso é realizado em todos os Estado do Brasil e em cerca de outros 11 países como China, índia e Rússia. Em Rio do Sul, a ACIRS em parceria como SEBRAE forma uma turma por ano.

“Para o mercado de trabalho, me vejo qualificada, disposta, renovada, comprometida e competitiva. Chegou a hora de colocar os projetos no papel e executá-los”, acrescenta Estela.

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria