Logomarca

Entidades se unem pare revitalizar margens dos rios

Entidades se unem pare revitalizar margens dos rios
Ação de revitalização acontecerá no encontro dos Rios, ponto histórico da cidade de Rio do Sul, que também é berço do empreendedorismo da região.

A ACIRS – Associação empresarial de Rio do Sul é uma das parceiras do CINF – Centro de Inovação Norberto Frahn na  revitalização das margens dos rios Itajaí Açu e Itajaí do Oeste. Especialmente área conhecida como encontro do rios, parte central do município de Rio do Sul. O projeto reconhecido pela Prefeitura de Rio do sul e é um compromisso ambiental.

A UNIDAVI, Prefeitura de Rio do Sul  e  Comdema  – Conselho Municipal do Meio Ambiente também fazem parte da iniciativa que vai evitar possíveis transtornos, eliminar arvores que estão propensas a cair. Além de tornar a área ainda mais bonita, segura e preparada para que as árvores replantadas cresçam com mais qualidade.

A iniciativa envolve a retirada de árvores quebradas e derrubadas pelas enchentes, o recolhimento de entulhos e contempla, também, o replantio de espécies nativas da região, como sassafrás, pinos, imbuia. A ação abrange tanto a área ribeira como o terreno do CINF.  Esta etapa está prevista para ocorrer entre o final de maio e o início de setembro. A intenção é envolver alunos das escolas locais com uma ação conjunta de conscientização ambiental e participação ativa da comunidade na preservação do meio ambiente.

“Estamos fazendo uma limpeza das árvores em risco, aquelas que compõe a vegetação ciliar e que sofreram danos após a enchente. Além disso, vamos remover entulhos das margens dos rios e, em seguida, faremos o enriquecimento do entorno para recompor a área”, destaca Robson Avi, Biólogo e professor na Unidavi.

O Cinf é um condomínio onde diversas instituições e entidades estão instaladas. Ele fica estrategicamente localizado na área conhecida como Encontro dos Rios e foi intensamente afetado pelas cheias de outubro e novembro de 2023.  A iniciativa de revitalização e conscientização e uma das maneiras que as instituições encontraram para minimizar os estragos ambientais na região.

“E de extrema importância que esse espaço seja limpo, pois com a enchente algumas árvores caídas danificaram a cerca de proteção. Ainda tivemos um acúmulo dos entulhos, lixos e até móveis que estão presos aqui no entorno. Essa limpeza pré-plantio irá melhorar a qualidade do espaço frequentado por diversas pessoas, que é também a casa de diversos animais que passeiam aqui pelo Cinf”, completou Gabriel de Borba neto, gestor da Acirs uma das entidades responsáveis pela administração do espaço.

 

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui