Energia fotovoltaica promove economia e sustentabilidade

Sala de Imprensa: Notícias 09/08/2016
Energia fotovoltaica promove economia e sustentabilidade
Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica é apresentado ao Núcleo de Arquitetos

Já existem equipamentos que, instalados em telhados residenciais ou comerciais, produzem energia elétrica suficiente para a demanda particular e, até mesmo para vender o excedente. Informações sobre isso foram repassadas durante reunião do Núcleo de Arquitetos, na terça-feira, 09 de agosto, na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

Representantes da SND Soluções para Construção Civil, de Rio do Sul, apresentaram o Sistema de Geração Fotovoltaica, tecnologia que começa a tomar conta do mercado mundial. O sócio diretor da empresa, Crhistian Luiz Sandri, explicou o que são e como funcionam a mini e a microgeração de energia elétrica e as leis que regem o assunto. “O Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica pode ser ligado à rede da Celesc. O cliente consegue monitorar de forma on-line o quanto produz de eletricidade e qual o consumo interno. O excedente vai para a Celesc, transformando-se em crédito para a unidade geradora”, esclareceu Sandri.

O diretor falou das vantagens econômicas, o tempo e a porcentagem de retorno do investimento. Também informou que Santa Catarina, diferente de outros estados, ainda tem poucos incentivos fiscais para estimular a utilização da tecnologia fotovoltaica. Apesar disso, já existem formas de financiamento para aquisição e implantação do sistema.

Sobre a Energia Fotovoltaica

Diferente das placas solares, que aquecem a água, as placas fotovoltaicas convertem a energia solar em eletricidade. Uma célula fotovoltaica é o dispositivo elétrico que converte a luz em energia elétrica pelo efeito fotovoltaico. Conjuntos dessas células são usados para fazer módulos solares (painéis ou placas) para capturar a energia e essa é a energia solar fotovoltaica.