Energia é tema de reunião na ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 28/11/2007
Energia é tema de reunião na ACIRS

O fornecimento de energia el�trica no Alto Vale foi tema de um encontro entre diretores da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e o diretor jur�dico-institucional da Centrais El�tricas de Santa Catarina (Celesc), Marcelo Gasparino da Silva. A reuni�o foi realizada na manh� da ter�a-feira, 27, em Rio do Sul.

A visita foi uma oportunidade para os empres�rios reivindicarem a prorroga��o do Programa de Energia Especial, que se caracteriza pela oferta de energia a pre�os diferenciados dos das tarifas homologadas pela Ag�ncia Nacional de Energia El�trica (Aneel). O programa � adotado por diversas organiza�es no Alto Vale.

Para o ex-presidente e membro do Conselho Consultivo da ACIRS, Paulo Grunwald, a Celesc precisa ainda projetar investimentos para garantir o fornecimento de energia a grandes ind�strias, sobretudo, em Rio do Sul, Trombudo Central e Bra�o do Trombudo. �Nesses munic�pios temos diversas empresas com uma demanda de 4 a 5 megawatts�.

De acordo com o chefe da ag�ncia regional, Valdeci Jos� Brito, a Celesc est� avaliando a situa��o para garantir que o fator energia n�o prejudique o crescimento acentuado dessas empresas.

O encontro foi acompanhado pelo assessor da Presid�ncia e ex-presidente da Celesc, Francisco Kister, que aproveitou a oportunidade para tranq�ilizar os empres�rios sobre os riscos de um novo apag�o. �H� um alarmismo muito grande�, avaliou. Para ele, at� 2010, s� uma grande estiagem na regi�o sudeste poderia comprometer a produ��o e o fornecimento de energia no pa�s.