Entidades buscam apoio estadual para aplicação de Estudo de Vocações

Sala de Imprensa: Notícias 17/03/2014
Entidades buscam apoio estadual para aplicação de Estudo de Vocações

O Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí (NIAVI), da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), realizou na manhã desta segunda-feira, 17, uma reunião com os secretários de Desenvolvimento Regional de Taió, Ibirama, Rio do Sul e Ituporanga, e com representantes das associações empresariais de Ibirama, Agrolândia, Taió, Pouso Redondo e Lontras. O encontro serviu para debater o futuro das atividades econômicas no Alto Vale. A discussão foi em torno da implantação de um �Estudo de Vocações Regionais�, tendo em vista as melhorais que poderão ser aplicadas aos 28 municípios que compõem a região.

O encontro contou com a presença dos secretários de Estado de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, Ítalo Goral; de Taió, Jocelino Amâncio; e de Ibirama, Roberto Ferrari. Também participaram o vice-presidente regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) para o Alto Vale, André Armin Odebrech, o reitor do Centro para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI), Célio Simão Martignago, e o vereador José Eduardo Thomé. A reunião serviu para avaliar como funciona o processo de estruturação do estudo e pleitear ao Governo do Estado os recursos para o investimento.

O Estudo de Vocações foi desenvolvido pela Fundação CERTI, uma organização especializada em pesquisa e serviços tecnológicos, sediada em Florianópolis. Através dele é possível fazer uma análise dos potenciais setores que podem ser difundidos em uma região específica. Por meio de uma pesquisa avaliam-se as características predominantes de cada local, junto a um alinhamento comparativo, para descobrir o que pode ser aplicado e investido em relação à abertura de novas empresas ou ideias encubadas.

�Essa reunião serviu, sobretudo, para unir forças entre os interessados. Queremos regionalizar as vocações para destacar quais são as prioridades de cada município aqui representado. Buscar apoio de forma coletiva faz com que as SDR�s e as associações empresariais estejam unidas em um movimento que traz poder de decisão�, definiu o secretário de desenvolvimento regional, Ítalo Goral. O Alto Vale possui diferentes culturas e cada cidade aponta uma característica diferente, seja ela relacionada à agricultura, a indústria ou ao comércio. Valorizar o crescimento dessas economias e gerar novas empresas será uma forma de ampliar a rede de negócios, com estruturas solidificadas.

Utilizado em Lages, o Estudo de Vocações foi desenvolvido pelo Núcleo de Informática da cidade, através do Centro Tecnológico. Dessa forma, por meio de apontamentos, foi possível diagnosticar as necessidades que a região apresentava e traçar um perfil com melhorias futuras. Aplicado ao Alto Vale, o estudo indicará quais são as necessidades locais e trará maior envolvimento de empresários e população em geral, visando o aumento da competitividade das empresas e o crescimento econômico dos municípios.