Entidades empresariais recebem supervisor do DNIT que fala sobre a situação da BR-470

Sala de Imprensa: Notícias 23/02/2011

�Queremos ordenar a bagun�a�. O desejo do supervisor da unidade local do DNIT em Rio do Sul, Elifas Marques, de realizar as obras previstas no Termo de Refer�ncia para a nova travessia urbana de Rio do Sul, foi compartilhado com a classe empresarial do munic�pio. Em reuni�o com os representantes da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), C�mara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Com�rcio (Sindicom�rcio), nesta manh� de quarta-feira, 23 de fevereiro, Marques discutiu ainda os atrasos no processo de duplica��o da rodovia e da constru��o do novo trevo de Lontras.

Viaduto de Lontras
Os empres�rios foram pegos de surpresa com o an�ncio de que a empresa vencedora da licita��o para a constru��o do novo viaduto n�o ir� realizar a obra. O supervisor do DNIT informou que esteve ontem em Florian�polis para solucionar o impasse, que ser� resolvido com a contrata��o da segunda colocada na licita��o. �Estava tudo pronto para a assinatura do contrato. Agora teremos que aguardar os tr�mites legais, at� o final de abril�. Mesmo com o atraso, Marques otimista, garantiu que a obra deve ser realizada em pouco mais de oito meses, reduzindo drasticamente os problemas enfrentados pelos motoristas no local.

Travessia de Pouso Redondo e Rio do Sul
Os Termos de Refer�ncia para o ordenamento das travessias urbanas de Rio do Sul e de Pouso Redondo tramitam no DNIT desde 2008 e aguardam aprova��o em Bras�lia. �A aprova��o garante a abertura de licita��o para a contrata��o dos projetos�, enfatizou Marques. Com os projetos definidos, � aberta ent�o a licita��o para a contrata��o das empresas que efetuar�o as obras. O supervisor advertiu ainda que o DNIT possui os recursos necess�rios para a elabora��o dos projetos, mas � necess�rio o empenho pol�tico junto ao �rg�o para que sejam encaminhados como prioridade.

As interven�es na travessia urbana de Rio do Sul devem incluir 12 quil�metros entre os bairros Cobras e Jardim Alexander. A obra promete resolver conflitos em trevos de acesso, marginais e rotat�rias. J� a defini��o dos locais de constru��o das passarelas de pedestres ser� de responsabilidade do munic�pio, podendo ser feita por meio de audi�ncias p�blicas. �Tamb�m prometi ao prefeito que concluiria as novas al�as de liga��o com o elevado de Rio do Sul, o que n�o entrou no termo inicial�.

Lombadas eletr�nicas e balan�as
A rodovia deve ganhar novas lombadas eletr�nicas nas pr�ximas semanas. At� onze podem ser instaladas, das quais, duas, est�o previstas para a travessia urbana de Rio do Sul. �Estamos aguardando a apresenta��o da empresa, que j� foi contratada e possui a ordem de servi�o�. Segundo Marques, o objetivo � percorrer toda a rodovia para identificar os trechos priorit�rios, que podem ser diferentes dos indicados inicialmente. Uma delas ser� instalada pr�ximo ao P�lo T�xtil, local onde ocorreram quatro mortes nos �ltimos tr�s meses.

O DNIT tamb�m avalia o retorno dos postos de pesagem para coibir o excesso de peso transportado na 470. Os equipamentos devem ser instalados em Ilhota, Lontras e na Serra Catarinense. �A balan�a de Lontras deve entrar em breve em processo de licita��o�, informou o supervisor.

Duplica��o da rodovia e adequa��o de capacidade
A reuni�o encerrou com questionamentos sobre o processo de duplica��o da rodovia. Marques informou que mais de 4 mil cont�ineres passam por dia pela 470, o que representa 40% das exporta�es do estado. Do total, 30% de todo o tr�fego da rodovia � comercial. �A BR-470 est� asfixiada e defendemos que a constru��o de terceiras faixas daria um f�lego, reduzindo tamb�m o tempo de percurso�. A obra, de custo baixo, levaria cerca de seis meses para ser conclu�da. O DNIT deve elaborar o Termo de Refer�ncia para viabilizar o projeto.

�Pelo que compreendemos da conversa de hoje e da semana passada em Florian�polis, os projetos para a duplica��o de Navegantes a Indaial n�o devem ser conclu�dos at� agosto, como era meta do DNIT�, comentou o presidente da ACIRS, Ciro Jos� Cerutti.

O objetivo da reuni�o foi unir as entidades em um discurso �nico. �Vamos acompanhar os tr�mites burocr�ticos dos Termos de Refer�ncia, dos projetos e vamos articular junto aos deputados e representantes pol�ticos em Bras�lia para tornar as melhorias realidade�, finalizou Cerutti.