Então, vamos fazer alguma coisa?

Sala de Imprensa: Notícias 30/06/2015
Então, vamos fazer alguma coisa?
Palestra NAPRO

Auditório cheio, para ouvir sobre como o marketing pode ajudar as empresas a atravessarem fases difíceis como a que o país está enfrentando. Assim foi a palestra com Nara Gomez, promovida pelo Núcleo de Agências de Propaganda (NAPRO) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), em parceria com a RBA TV. O evento aconteceu na sede da ACIRS, na manhã de terça-feira, 30 de junho.

O secretário executivo da ACIRS, Cleber Stassun, citou a importância do associativismo para melhorar a competitividade das empresas. “Dificilmente alguém conseguiria fazer uma capacitação como a de hoje, sozinho”, ressaltou. A coordenadora do NAPRO, Carla Juppa, complementou dizendo que o Alto Vale tem muitas agências de propaganda com grande potencial e, que é preciso valorizar os profissionais da região.

Nara Gomez é rio-sulense e começou falando que “não importa de onde você é ou onde você está, mesmo sendo alguém do interior você pode fazer a diferença”. Em seguida, ela apresentou um panorama sobre o comportamento atual dos consumidores. “Pesquisas apontam que as famílias reduziram o consumo por causa do aumento dos custos fixos e quem mais sofre com isso são as classes C, D, e E, que compreende 68% da população. Eram essas classes que vinham impulsionando a economia”, explicou. Esse público, segunda a publicitária, não deixa de consumir, mas passa a escolher produtos mais baratos.

Sobre os investimentos em propaganda ela orientou os empresários a não suspenderem as campanhas. “Reduzam se for necessário, mas não saiam completamente da mídia, mantenham sua marca na memória do público. Caso contrário, quando for retomar, o investimento terá que ser maior”, alertou. Nara também lembrou que a crise econômica foi anunciada. “As empresas que se prepararam e continuaram investindo em marketing, estão bem”.

A receita para o sucesso, segundo ela, é aliar comunicação, ideias criativas, definir público alvo e investir em muita mídia. “Não tem como não dar certo. Quem trabalha com mídia calcula todos os passos. Nada mais é feito no ‘achômetro’. O diferencial agora não é a criatividade, isso é obrigação. O diferencial é a estratégia”. Isso porque, no século 21 a relação do anunciante com o consumidor conta com uma ferramenta multifuncional: a internet. “Com ela, é possível consultar outros consumidores e buscar referências sobre o produto”. Os próprios meios de comunicação, lembrou Nara, estão migrando do impresso para o virtual. A publicitária finalizou salientando a importância em firmar parcerias com os veículos de comunicação e as agências de propaganda locais. “Se o cliente cresce com o resultado da propaganda, todos crescem”, concluiu.

Maria Schüller, proprietária do Restaurante e Parque Aquático Salto das Águas, de Ituporanga, mudou de opinião com a palestra. “Abriu minha mente. Apesar de já saber o que ela falou, eu não acreditava. Estava pensando em não investir em propaganda agora, mas vi que na verdade, temos que continuar e esperar a crise passar”, refletiu a empresária.

Confira outras fotos:
Clique aqui para abrir a galeria