Estabelecimentos oferecerem pontos para descarte de óleo de cozinha

Sala de Imprensa: Notícias 20/03/2015
Estabelecimentos oferecerem pontos para descarte de óleo de cozinha
Os locais estarão identificados com a placa do projeto

Os estabelecimentos: Armazém do Rosa (Rio do Sul e Lontras), Casa do Pão, Espaço Mix, Holzweg (Lontras), Panela de Barro, Padaria Coelho Neto, Rouxinol e Salto das Águas (Alfredo Wagner), estão coletando óleo de cozinha usado. Basta chegar com os vasilhames, no horário de expediente de cada estabelecimento, e despejar o óleo nos galões disponibilizados para o público. Os locais estarão identificados com a placa do projeto.

A ação faz parte do planejamento de 2015 do Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), no qual estes estabelecimentos fazem parte. “Os objetivos são: a preservação do meio ambiente e a oferta de uma solução para as pessoas que muitas vezes não sabem o que fazer com o óleo”, contou a coordenadora do núcleo, Luana da Rosa.

Para Nathia Maria Silva Tatagiba a iniciativa é louvável. “É muito legal isso porque estaremos ajudando o meio ambiente. Em casa, normalmente eu jogo o óleo nos canteiros. Mas tem gente que joga no ralo. Não tínhamos outra opção”, revelou Nathia.

O óleo armazenado nos galões será recolhido semanalmente pela empresa Controil Ambiental, de Gaspar. Esta empresa já recolhe o óleo dos próprios restaurantes do núcleo. Conforme a demanda for aumentando, a frequência da coleta poderá ser ampliada.

Outros restaurantes que tiverem interesse em participar do projeto podem entrar em contato com a consultora de núcleos da ACIRS, Samira Rudolf, pelo telefone (47) 3531-0500, ou pelo email [email protected].

Por que descartar corretamente o óleo

Um litro de óleo pode poluir cerca de um milhão de litros de água. A gordura retida nos canos de esgoto atrai pragas, que causam doenças como leptospirose, febre tifoide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase.

Nas estações de tratamento, somente 68% do esgoto é tratado, o resto vai poluir os mananciais de água. O óleo fica na superfície de rios e lagos, causando a morte de espécies aquáticas, que produzem oxigênio. No solo, ele prejudica o metabolismo das bactérias e outros micro-organismos, que produzem nutrientes para o solo. Além disso, o óleo pode chegar até os lençóis freáticos e contaminar água.

Fonte: Site Brasil Escola