Estudantes acompanham a rotina de empresários

Sala de Imprensa: Notícias 06/08/2015
Estudantes acompanham a rotina de empresários

Em mais uma etapa do projeto realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da ACIRS, os estudantes do Ensino Médio da Unidavi tiveram a oportunidade de conhecer a rotina de trabalho de empresários, que aceitaram o convite para serem mentores nesta experiência.

Elisa Maria Busnardo, da loja Elisa Maria, considerou interessante a iniciativa do núcleo. “Isso vai despertar neles a curiosidade pelo mercado de trabalho”, pontuou Elisa. Ela recebeu a estudante Liandra Milena Censi e durante uma tarde toda explicou sobre suas tarefas como proprietária da loja. “Contei como funciona o atendimento aos clientes, fornecedores, como cuido das contas, das compras, da precificação”, completou.

“Gostei da ideia de passar a tarde aqui. Estou empolgada. Meus colegas já tinham participado da vivência e gostaram bastante, falaram tudo que aprenderam”, contou Liandra. Nas primeiras fases do projeto, ela e os demais estudantes fizeram um curso de capacitação e um vídeo sobre o tipo de profissão que pretendem seguir.

Quem também passou a tarde como mentora foi a diretora do Jornal Diário do Alto Vale, Adriana Sborz. “Eu contrato vários jovens. Temos muito que aprender com essa nova geração. Eles têm pressa e garra, são bastante ágeis e isso é ótimo para os negócios”, evidenciou a empresária. Em sua frente estava Nadine Fronza, de 16 anos, ouvindo atentamente tudo sobre o funcionamento do jornal. “Ainda não sei que carreira seguir, penso em fazer Direito, mas estou em dúvida. Conhecer a rotina em uma empresa é muito bom para nós que nunca trabalhamos, inclusive para pensar em talvez abrir um negócio no futuro”, disse a jovem.

O projeto Geração Empreendedora é uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e conta com o envolvimento do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (CEJESC) e o Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME). O objetivo é despertar o espírito empreendedor e a cultura associativista, criando uma geração capacitada para transformar o cenário socioeconômico. O apoio técnico é do Sebrae e também são parceiros empresários, associações empresariais, organizações público/privadas e secretarias de educação.

O projeto segue até o mês de setembro com outras atividades a serem desenvolvidas com os estudantes.