Evento celebra o Dia Estadual da Mulher Empresária

Sala de Imprensa: Notícias 18/08/2015
Evento celebra o Dia Estadual da Mulher Empresária

Integrantes do Núcleo da Mulher Empresária (NUME) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) estiveram em Florianópolis na segunda-feira, 17 de agosto, junto com os núcleos de Ibirama e Agrolândia para participar do evento comemorativo ao Dia Estadual da Mulher Empresária. O Empreende Mulher Catarinense foi realizado na Assembleia Legislativa (ALESC), reunindo autoridades e empresárias de todo o estado.

Na abertura foram realizadas homenagens para as ex-presidentes do Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME), assim como ao Núcleo de Empresárias de Joinville e à deputada Simone Schramm, que atuaram como articuladores e criadores da Lei 13.583, de 2005, que instituiu o Dia Estadual da Mulher Empresária (17 de agosto).

51% dos empreendimentos em Santa Catarina são conduzidos por mulheres

A programação iniciou com a palestra “Mulheres que Sustentam o Sucesso”, com Richeli Sachetti, que utilizou a internet para uma interação com a plateia. Richeli focou na importância da qualidade dos pensamentos e no funcionamento do cérebro humano. Logo após, aconteceu o painel “O Poder do Associativismo no Desenvolvimento Empresarial Feminino”, com as empresárias Luciana Heidt, Lorena Sotopietra e Ana Peruchi Milanez. A conversa foi mediada por Vanilza Oliveira, que instigou as convidadas a contarem detalhes sobre suas trajetórias profissionais, suas inspirações e experiências no associativismo.

Durante a tarde, depois de um almoço de network, Mirian Goldenberg falou sobre “Projetos de Vida – Trajetórias Femininas no Brasil Contemporâneo”. Mirian, que é antropóloga, mostrou os resultados de uma pesquisa que fez com 5 mil pessoas. Ela pontuou algumas observações sobre o comportamento de homens e mulheres, sobre a influência da mídia nos hábitos e a obsessão da mulher brasileira na busca pelo corpo perfeito. Lançou também a reflexão “Como envelhecer em um país onde o corpo é um capital?”.

O Empreende Mulher Catarinense foi realizado pelo CEME em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). Em seus 18 anos de atuação o conselho executou projetos nas áreas de representatividade, melhoria do ambiente empresarial, fortalecimento do associativismo feminino, participação na sociedade e sustentabilidade financeira para a realização de suas atividades. O evento contou com apoio da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Correios, OAB-SC, CRA-SC, Prefeitura Municipal de São José, Sebrae e CRC-SC.