Evento da Câmara da Mulher Empresária encanta empreendedoras do Alto Vale

Sala de Imprensa: Notícias 12/05/2010
Evento da Câmara da Mulher Empresária encanta empreendedoras do Alto Vale

H� quem diga que a mulher � o sexo fr�gil, � submissa, ou que est� mais preocupada em manter-se bela do que em tocar os neg�cios. Por outro lado, h� quem diga que elas j� representam 41% da for�a de trabalho no Brasil. Com estas considera�es e com um trecho da m�sica Cor de Rosa Choque, de Rita Lee, Helena Frahm Perfoll falou sobre  �Um novo olhar sobre a mulher empres�ria�, para cerca de 200 pessoas, na noite de ter�a-feira, 11 de maio, no Restaurante do Esporte Clube Conc�rdia.

O evento promovido pela C�mara da Mulher Empres�ria da ACIRS encantou o p�blico feminino e chamou a aten��o dos homens empres�rios que tamb�m prestigiaram a palestra da diretora de Marketing da NH Frahm, Helena Frahm Perfoll. A empres�ria falou das responsabilidades atuais da mulher que divide seu tempo em empresa, fam�lia e cuidados pessoais, assim como tamb�m, enfrenta ainda preconceitos nos neg�cios. A novidade � a preocupa��o que a mulher deve ter com o bem-estar da comunidade, seguindo as atuais discuss�es sobre um mundo sustent�vel. �Preconceitos sempre ir�o existir. Temos de provar muitas coisas, ent�o, nada melhor do que delegar fun�es e cada vez mais conviver com o sucesso dividido em profissional, bem-estar da fam�lia e coletividade�.

Helena mostrou pesquisas que comprovam o novo comportamento da mulher, afirmando que hoje em dia, ela divide os custos da casa e decide tamb�m onde o dinheiro deve ser investido, tarefa que antes  era do chefe da casa, o homem. �As mulheres s�o mais conservadoras. T�m avers�o a riscos, o que pode ajudar e muito os empres�rios�, afirmou. Tamb�m leva o p�blico �s gargalhadas com os v�deos que mostram as diferen�as de comportamento entre o sexo feminino e o masculino, como tamb�m ressalta a import�ncia da C�mara da Mulher Empres�ria da ACIRS. �Nossas responsabilidades no mundo s�o cada vez maiores, mas elas podem ser compartilhadas, divididas. A C�mara da Mulher Empres�ria de Rio do Sul pode fazer isso, trabalhando para o bem social, e assim, a comunidade rio-sulense ser� melhor�,avalia e parabeniza o grupo.

No final da apresenta��o, Helena recordou o momento de crise da empresa Hinor e Frahm em 1996, quando teve de assumir o departamento comercial com a miss�o de recuperar e perpetuar os neg�cios da fam�lia e o sonho do pai, Norberto Frahm. Helena fala com carinho de sua experi�ncia profissional na empresa que em junho completa 49 anos de atividade. �Viajei muito de �nibus, dormi em hot�is simples, recebi n�o de clientes, fornecedores, enfrentei muito coisa ruim, mas sa� da experi�ncia fortalecida. A receita pronta n�o existe, o segredo � ter f�, acreditar que vale � pena e sonhar�, enfatiza a mulher empres�ria, utilizando ainda as palavras da poetisa Cec�lia Meirelles � �Aprendi com a primavera a me deixar cortar para voltar sempre inteira�.

Para a coordenadora da C�mara da Mulher Empres�ria, Luzia Alegri, o evento marca a for�a do sexo feminino � frente do mundo dos neg�cios. �O exemplo desta mulher empreendedora representa o que iremos buscar atrav�s de tr�s diretrizes que norteiam o trabalho da c�mara: representatividade, rede de relacionamentos e capacita��o pessoal. Hoje conseguimos praticar o trip�, conclui Luzia.

Durante o jantar, houve ainda o sorteio de v�rios brindes, cedidos por empresas dirigidas por mulheres empres�rias. O sorteio contou com a colabora��o do presidente da ACIRS, Andr� Armin Odebrecht.