Evolução do marketing é apresentada durante workshop gratuito

Sala de Imprensa: Notícias 10/04/2013
Evolução do marketing é apresentada durante workshop gratuito
O workshop realizado na noite de terça-feira, na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), trouxe temas relacionados ao marketing empresarial. O evento foi promovido pelo Núcleo Eletro Metalmecânico (NEMMM), em pareceria com o SEBRAE e, contou com a presença de empresários de diferentes ramos econômicos. �Foi muito interessante. Contribuiu para uma visão mais direcionada sobre o marketing, e sobre o relacionamento com o cliente. Veio na hora certa e com uma dinâmica descontraída, que ajudou a absorver o conteúdo�, afirmou Fernando Steinbach, da Retífica Trevo.

O consultor do SEBRAE, Daniel Keller Alves, iniciou o evento falando sobre evolução histórica do marketing, desde a era pré-industrial até a era do marketing digital. Ele explicou conceitos de Custo, Preço e Valor, o que é marketing, planejamento, pós venda, telemarketing, entre outros. �Achei válido o workshop, pois reforçou tudo aquilo que ouvíamos na universidade, foi bom relembrar esses conhecimentos�, ressaltou Ramon Tenfen, da Indústria e Comércio Auxiliadora Ltda (ICAL).

Alves explicou ainda como as estatísticas socioeconômicas interferem no planejamento das ações de marketing e de que maneira essas ações podem ser mais eficientes.