FACISC lança cartilha de reivindicações aos candidatos em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 31/08/2010
FACISC lança cartilha de reivindicações aos candidatos em Rio do Sul

A Federa��o das Associa�es Empresariais de Santa Catarina (FACISC) lan�a na quinta-feira, 09 de setembro, em parceira com a ACIRS, uma cartilha de reivindica�es das 145 associa�es empresariais que comp�em o Sistema em Santa Catarina.

A cartilha faz parte do Projeto Voz �nica, que como o pr�prio nome diz unifica a voz do empresariado em torno das mesmas quest�es e das mesmas bandeiras e, com isso, mostra as necessidades do Estado na �tica empresarial. O lan�amento acontece n o Hotel Alian�a Express, �s 8h com a presen�a do presidente da FACISC, Alaor Tissot, do vice-presidente Regional Alto Vale da FACISC, Heinz Kurtz e o presidente da ACIRS, Andr� Armin Odebrecht, presidentes das associa�es empresariais da Regional Alto Vale, autoridades, candidatos �s elei�es da regi�o, e lideran�as empresariais da regi�o.

Para a vice-presidente de Marketing da Facisc, Christiane Hufenussler, a ideia foi levantar os entraves ao desenvolvimento econ�mico de todo o Estado. Esses dados foram compilados em uma �nica cartilha. “A inten��o � que a cartilha se torne um documento de consulta aos governantes eleitos. Queremos mostrar o que o Estado precisa para continuar crescendo”.

Capilaridade

O presidente da Facisc, Alaor Francisco Tissot, explica que a entidade � a maior federa��o do Estado em capilaridade. “Estamos em 145 cidades,aglutinamos quase 25 mil empresas e em torno de 60 mil empres�rios. Isto faz com que tenhamos um leque farto de informa�es, pois o empres�rio que mora e desenvolve seu empreendimento em Tubar�o, por exemplo, � quem sabe das necessidades da sua regi�o”.

Ag�ncias de Desenvolvimento Local

Um dos objetivos do Voz �nica � refor�ar que as associa�es empresariais s�o ag�ncias de desenvolvimento local. “As associa�es podem e devem conduzir a�es que resultem no desenvolvimento econ�mico. Muito do que j� fazemos hoje nas 145 associa�es fazem parte do conceito de ag�ncia, e precisamos consolidar isto”, explica Tissot.

Metodologia

O programa foi realizado em tr�s fases. Na primeira a Facisc deu subs�dios para que as associa�es pudessem fazer campanhas pelo voto consciente, como foi o caso da Campanha Voto Regional: A For�a do Sul nas Urnas. “Nossa inten��o foi que cada se mobilizasse para ter seus pr�prios candidatos os representando na Assembleia Legislativa e na C�mara dos Deputados”, explica Tissot.

A segunda fase contou com a elabora��o da cartilha. As associa�es passaram as principais necessidades da sua regi�o. “A cartilha � o passo mais importante, pois se consolidou como um raio-x do Estado”, explica.

O material tamb�m vai contar com um question�rio respondido pelos candidatos � Presid�ncia da Rep�blica, ao Senado e Governo Estadual, que ser� feito em um segundo volume. “A inten��o � que essas respostas sejam traduzidas como o compromisso dos candidatos com a classe empresarial�, explica Tissot.

A terceira fase acontecer� ap�s a posse dos eleitos. A Facisc vai cobrar desses candidatos o comprometimento que ficou registrado na cartilha atrav�s de encontros presenciais.