Ferramenta mede o grau de inovação nas empresas

Sala de Imprensa: Notícias 06/08/2015
Ferramenta mede o grau de inovação nas empresas

O Radar da Inovação é uma ferramenta de diagnóstico de gestão da inovação, adaptada pela empresa Bachmann, e utilizada pelos Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae para identificar e corrigir áreas deficientes nas empresas. O radar analisa diferentes dimensões existentes em uma indústria, comércio ou prestador de serviço. As dimensões avaliadas são: Oferta; plataforma; marca; clientes; soluções; relacionamento; agregação de valor; processos; organização; cadeia de fornecimento; presença; rede e ambiência inovadora.

O método foi usado durante a reunião do Núcleo de Inovação, nesta quinta-feira, 06 de agosto, na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). Os integrantes receberam o arquivo com uma planilha e responderam 42 perguntas referentes cada dimensão, tendo como referência os últimos três anos na gestão da empresa. As respostas foram pontuadas de acordo com o grau de execução das atividades. Ao terminar, a planilha somou automaticamente os resultados, apresentando o gráfico do radar de inovação. Com isso foi possível identificar as dimensões com menor pontuação e planejar ações para melhorias.

Ao concluírem a reunião, os nucleados perceberam a importância da ferramenta, comentaram seus resultados e discutiram sugestões de como executar as mudanças apontadas pelo radar.