Ferramenta para gestão visual é apresentada ao Núcleo de Inovação

Sala de Imprensa: Notícias 28/05/2015
Ferramenta para gestão visual é apresentada ao Núcleo de Inovação
Reunião teve dois assuntos de pauta, na manhã desta quinta-feira

Um jeito simples para organizar e controlar tarefas. Assim foi definido o método Kanban, primeiro assunto do encontro desta quinta-feira, 28 de maio, do Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). “Ele é muito usado nas indústrias, mas também serve bem para as diferentes áreas administrativas. Existem até softwares que oferecem as facilidades do Kanban de forma virtual e integrada”, contou Jean Sandro Pedroso.

O Kanban utiliza cartões (post-it ou outros) para indicar como está o andamento das atividades de produção de uma empresa. Nesses cartões são colocadas informações como “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”, entre outras. “Com a metodologia, os gestores acompanham os processos com maior facilidade. Mas antes de implantar algo novo, verifique se os colaboradores estão preparados para receber a mudança”, completou Pedroso.

Na segunda parte da reunião o grupo participou de uma conversa com Leandro Almeida, que é doutorando em Estragégia pela ESC Rennes School of Business, da França. Ele falou sobre conceitos de inovação e formas para incentivar a criatividade nas pessoas. Ressaltou a importância dos erros para identificar o que deve ser melhorado. “O processo de inovação geralmente é desestruturado, espontâneo e flexível. As soluções podem vir de perguntas simples e, às vezes, estão nos detalhes mais insignificantes”, afirmou Almeida.

As variações na percepção da realidade também foram discutidas durante o bate-papo, assim como a dificuldade em manter o foco diante das dificuldades. Para encerrar, um vídeo com exercício de percepção visual foi aplicado aos participantes. As respostas divergentes sobre as imagens provaram o quanto as percepções podem variar de pessoa para pessoa.

Confira aqui a galeria de fotos