Na reunião com o governador, as lideranças irão defender a presença do Vale do Itajaí no sistema ferroviário catarinense, que pode representar a diversas regiões novas perspectivas de desenvolvimento a partir da modernização da malha existente e da construção de novas ferrovias. Sobretudo, por meio de um sistema integrado a outros modais de transporte, integrador e que contemple a implantação de projetos como as ferrovias da Integração, Litorânea e o prolongamento da Ferrovia Norte Sul.
A realização da audiência foi definida durante uma reunião realizada em Rio do Sul, no mês de fevereiro. Naquela oportunidade foram divulgadas informações acerca do cronograma de entrega do Estudo de Viabilidade (EVTE-A) que irá selecionar a melhor alternativa de traçado para o corredor ferroviário. Segundo informações apuradas junto a VALEC, entre os meses de março e abril, o Estudo de Viabilidade (EVTE-A) começará a apontar o mapa com os corredores preferenciais para a implantação da Ferrovia da Integração.
Os estudos de traçado serão elaborados a partir de no mínimo três alternativas de localização geometricamente viáveis. Eles devem atender a requisitos ambientais e às expectativas relacionadas ao custo do transporte, aos custos de implantação, manutenção e gestão da ferrovia, bem como, a critérios de ordem econômica e de mercado.
De acordo com o Termo de Referência, que estabelece as diretrizes do EVTE-A, os estudos de traçado e de engenharia serão realizados a partir da coleta e do processamento de informações como geometria, áreas de restrição ambiental e de zoneamento produtivo, polos de geração e captação de cargas, áreas urbanas, aspectos físicos e geopolíticos.
O EVTE-A do Corredor Ferroviário de Santa Catarina deve ser concluído até setembro. O contrato, de R$ 46,5 milhões, inclui ainda a realização do levantamento aerofotogramétrico e do projeto básico. Os estudos estão em elaborações pelo consórcio PROSUL/SETEPLA/URBANIZA/HANSA.