FERSUL 2017 confirma palestrante internacional

Sala de Imprensa: Notícias 22/06/2017
FERSUL 2017 confirma palestrante internacional
Imagem divulgação

Horácio Carabelli nasceu em Montevidéu, Uruguai, em uma família de navegantes. Filho de um armador e velejador argentino, Anibal Horácio Carabelli, e neto de um Capitão de Navio Militar uruguaio, Carlos Mari. Aos oito anos já participava de competições nacionais e internacionais na classe Optimist e aos 17 foi bicampeão mundial júnior na classe Snipe.

Em 1988, em Seul, representou o Uruguai nos Jogos Olímpicos de Verão. Aos 16 mudou-se para o Brasil onde concluiu ensino médio e formou-se em engenharia mecânica pela UFSC, especializando-se mais tarde em Arquitetura Naval com ênfase em veleiros de alta performance.

Naturalizou-se e casou-se com uma brasileira (natural de Rio do Sul), com quem teve três filhos. Horácio participou de três edições da Volvo Ocean Race, considerada o Everest da vela. Em 2005-2006 foi diretor técnico e tripulante do Brasil1. Na edição 2008-2009 foi campeão com o veleiro sueco Ericsson4, comandado por Torben Grael, e com o qual estabeleceu um novo recorde mundial de singradura em monocasco, percorrendo 1.080 quilômetros em 24 horas.

Horácio projetou dezenas de embarcações, entre elas, os veleiros Multimar32, ILC25 e C30, todos colecionadores de títulos nos circuitos mais importantes da vela Brasileira (Ilhabela Sailing Week e Circuito Rio). Sua empresa presta consultoria no mundo inteiro e sua atual residência é nas Ilhas Bermudas, onde participa pela quarta vez de uma equipe de America’s Cup (competição mais importante da vela mundial e que ostenta o troféu mais antigo da história do esporte). No Brasil sua mais recente consultoria foi projetando a quilha do veleiro Kat da Família Schurmann para Expedição Oriente.

A palestra Planejamento e liderança para a superação de limites, com Horácio Carabelli será no dia 18 de agosto, às 18h. Na sequência, o Congresso Empresarial da FERSUL 2017 terá também a palestra Ampliando o significado de resultados, com a Monja Coen, que é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, criada em 2001, com sede em Pacaembu, São Paulo. Foi a primeira mulher e a primeira monja de descendência não japonesa a assumir a presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil. Também presidiu a Comunidade Budista Soto Zenshu da América do Sul.

A FERSUL 2017 acontecerá de 16 a 19 de agosto, no Centro de Eventos Hermann Purnhagen. A feira realizada pela Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), tem o apoio oficial da Prefeitura de Rio do Sul e o apoio técnico do SEBRAE.