Formação de mão de obra na área de tecnologia é tema de reunião nessa última quinta-feira (17)

Sala de Imprensa: Notícias 18/02/2022
Foto: Sandro Alencar Fernandes

Importantes atores na formação de mão de obra na área de tecnologia no Alto Vale do Itajaí se reuniram na última quinta-feira (17/02), com o objetivo de apresentar e discutir diversos projetos com essa temática que estão em desenvolvimento atualmente. Estiveram dentre os presentes Charles Roberto Hasse (Coordenador do Núcleo de Instituições de Ensino da ACIRS, professor e Pró-reitor de Extensão da UNIDAVI), Aldo Kaestner (Coordenador de Extensão da UNIDAVI), Fernando Bastos (Coordenador do curso de Sistemas de Informação da UNIDAVI), Sandro Alencar Fernandes (Coordenador do Núcleo de Empresas de Tecnologia da Informação da ACIRS), Murilo Negreiro (da Edtech focada em programação, Rocketseat).

O foco da reunião foi discutir as oportunidades no mercado de TI e os projetos que vem sendo desenvolvidos com o objetivo de formar mão de obra para atuar nesse setor. Entre esses projetos estão:

Projeto TI Educa:
visitas às turmas de ensino médio da região para apresentar as possibilidades do mercado de trabalho na área de TI.

Curso DEV TI: parceria entre FAPESC e UNIDAVI que está disponibilizando capacitação com carga horária de 600 horas para formar desenvolvedores. Totalmente gratuita, a capacitação acontece no período vespertino e disponibiliza 52 vagas para jovens e adultos a partir de 16 anos, que estão cursando ou completaram o ensino médio.

Jovem Programador: Iniciativa do Seprosc (Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina), em parceria o Senac SC, é um projeto de capacitação profissional na área de tecnologia que une jovens de 16 a 25 anos e empresas catarinenses.

Esses projetos buscam diminuir o problema da falta de mão de obra nas áreas de tecnologia na região do Alto Vale. Conforme comenta Sandro Alencar Fernandes: “As empresas de desenvolvimento de software são as mais afetadas por essa falta de mão de obra, mas outros setores também sentem o problema. As empresas do comércio e também o setor de serviços necessitam de pessoas com conhecimento na área de TI. As indústrias também são afetadas uma vez que os processos de automação ganham cada vez mais força”.

Outra pauta dessa reunião foi a apresentação da Rocketseat, que é uma startup rio-sulense destaque nacional no ensino online de programação. A Edtech de Rio do Sul possui um programa online e gratuito, chamado “Discovery”, para quem deseja iniciar seus estudos nas áreas de programação.

Quer saber mais sobre essas iniciativas? Acompanhe o Podcast, gravado recentemente, com Sandro Alencar Fernandes e Fernando Andrade Bastos.

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=6wfTjMpiOQI

Spotify: https://open.spotify.com/episode/3vcQYYfb1SoHyiHyihvH2F

Associação Empresarial de Rio do Sul – ACIRS

Rua Herculano Nunes Teixeira, 105, sala 2, Bairro Budag.