Gerente regional da Celesc é convidado a participar de reunião na ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 24/03/2015
Gerente regional da Celesc é convidado a participar de reunião na ACIRS
Reunião Núcleo de Prestadores de Serviço

Pereira divulgou alguns dados aos integrantes do núcleo, durante a reunião na noite de segunda-feira, 23 de março, na sede da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). Ele começou falando sobre a Micro Geração Distribuída, regulamentada em 2012 pela Resolução Normativa ANEEL nº 482. A ideia veio de um modelo aplicado na Alemanha e, atualmente existem 14 pontos de micro geração em nosso estado.

Com esta lei, qualquer cidadão pode gerar energia em sua residência, com tecnologias renováveis como a eólica, solar, entre outras. O excedente vai para a rede da concessionária, no caso de Santa Catarina, a Celesc, e é contabilizado em forma de crédito para o usuário. “É importante ressaltar que não há venda de energia elétrica. O que sobra vai para a rede e é utilizado depois em um período determinado. Há um medidor que controla os dois sentidos, de saída e de entrada”, contou Pereira. Apesar do projeto ser uma tendência mundial, segundo Pereira, não há no Brasil incentivos para compra de tecnologias renováveis, que ainda têm um valor alto para a maioria da população.

O chefe regional também aproveitou para explicar por que as tarifas aumentaram tanto, cerca de 60% em 12 meses, contando com o reajuste programado para agosto. “A energia elétrica é um bem escasso. O governo federal errou na estratégia de 2013, quando baixou o preço. O consumo aumentou. A alternativa para segurar o consumo foi aumentar o preço e a carga tributária”, revelou.

Os nucleados conheceram ainda as justificativas para a diferença de aumento das tarifas na região Nordeste, que foi menor. “O governo fez isso para promover o desenvolvimento daquela região”, completou. A importância da economia de energia, as bandeiras tarifárias, os custos para geração de energia térmica com diesel, os problemas enfrentados pela Celesc com os reflorestamentos, temporais e blackouts, foram outros temas discutidos no encontro.

O Núcleo de Prestadores de Serviço é formado por profissionais que atuam na cadeia da construção civil, como pedreiros, encanadores, eletricistas, jardineiros, carpinteiros, entre outros. Interessados em participar do grupo podem entrar em contato com a consultora de núcleos da ACIRS, Samira Rudolf, pelo telefone (47) 3531-0500, ou pelo email [email protected].