Inovação é tema de evento em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 23/08/2006
Inovação é tema de evento em Rio do Sul

Foi fazendo analogia � Teoria da Evolu��o, do naturalista brit�nico Charles Darwin, que o professor da Funda��o Dom Cabral, Luis Ant�nio Capanema Pedrosa, iniciou a sua abordagem sobre a constru��o do futuro atrav�s da inova��o. Cinq�enta empres�rios do Alto Vale do Itaja� acompanharam o evento, realizado na manh� da ter�a-feira, 22, no Esporte Clube Conc�rdia em Rio do Sul. �N�o � o mais forte da esp�cie que sobrevive, nem o mais inteligente. � o que melhor de adapta �s mudan�as�.

Para Pedrosa, doutorando em Gerenciamento de Opera�es pelo Instituo de Tecnologia de Massachusetts (EUA), a �nica maneira de manter uma empresa competitiva � atrav�s da inova��o. �Inovar � sair da zona de conforto�, garante. Atrav�s da an�lise dos ciclos de inova��o, cada vez mais velozes, os empres�rios puderam mensurar os desafios impostos pela globaliza��o. Enquanto a eletricidade, inventada em 1873, demorou 46 anos para atingir 50 milh�es de consumidores; o Skype, criado em 2003, levou apenas dois anos para conquistar a mesma propor��o de usu�rios.

O professor alertou os executivos sobre o processo de envelhecimento organizacional, que ocorre de maneira inconsciente. Para ele, quando atinge a estabilidade, grande parte das empresas tende a resistir �s mudan�as. �Quando se tem 20 anos, tudo que � inovador atrai. Mas muitas vezes quando a empresa atinge a estabilidade, o l�der j� est� com 60 anos, e ai come�a a avers�o ao risco�, explica. Esta � a fase do ciclo organizacional que pode levar � burocratiza��o dos processos e encaminhar o neg�cio � agonia.

Nem o �pux�o de orelhas� ficou de fora. Pedrosa destacou que a alta carga tribut�ria, a concorr�ncia desleal e os problemas de log�stica, n�o impedem que muitas empresas tenham sucesso. �N�o adianta apenas reclamar. O empres�rio precisa acordar e saber que a inova��o � a �nica fonte de crescimento sustent�vel�.

A receita veio em seguida: para inovar � preciso de gente. �As empresas que inovam n�o v�em as pessoas como uma pe�a da engrenagem. Elas sabem que pessoas capacitadas, com conhecimento acumulado, � que criam e fazem acontecer�, destacou.

Apesar de demandar criatividade, que em geral � um processo individual, a inova��o � um processo de equipe, cujo alicerce � o l�der da empresa.

Pedrosa concluiu sua exposi��o desafiando os empres�rios a se perguntarem qual seria a postura das suas empresas em rela��o ao futuro. A resposta veio em seguida, citando o inventor norte-americano, Alan Kay: �A melhor forma de prever o futuro � inventa-lo�.

O evento foi promovido pelas funda�es Dom Cabral (FDC) e Fritz M�ller (FFM), com o apoio da Associa��o Comercial e Industrial de Rio do Sul (ACIRS) e do Sindicato das Ind�strias Metal�rgicas, Mec�nicas e do Material El�trico de Rio do Sul (SIMMMERS).