Logomarca

Inovação é tema de evento em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 23/08/2006
Inovação é tema de evento em Rio do Sul

Foi fazendo analogia � Teoria da Evolu��o, do naturalista brit�nico Charles Darwin, que o professor da Funda��o Dom Cabral, Luis Ant�nio Capanema Pedrosa, iniciou a sua abordagem sobre a constru��o do futuro atrav�s da inova��o. Cinq�enta empres�rios do Alto Vale do Itaja� acompanharam o evento, realizado na manh� da ter�a-feira, 22, no Esporte Clube Conc�rdia em Rio do Sul. �N�o � o mais forte da esp�cie que sobrevive, nem o mais inteligente. � o que melhor de adapta �s mudan�as�.


Para Pedrosa, doutorando em Gerenciamento de Opera�es pelo Instituo de Tecnologia de Massachusetts (EUA), a �nica maneira de manter uma empresa competitiva � atrav�s da inova��o. �Inovar � sair da zona de conforto�, garante. Atrav�s da an�lise dos ciclos de inova��o, cada vez mais velozes, os empres�rios puderam mensurar os desafios impostos pela globaliza��o. Enquanto a eletricidade, inventada em 1873, demorou 46 anos para atingir 50 milh�es de consumidores; o Skype, criado em 2003, levou apenas dois anos para conquistar a mesma propor��o de usu�rios.


O professor alertou os executivos sobre o processo de envelhecimento organizacional, que ocorre de maneira inconsciente. Para ele, quando atinge a estabilidade, grande parte das empresas tende a resistir �s mudan�as. �Quando se tem 20 anos, tudo que � inovador atrai. Mas muitas vezes quando a empresa atinge a estabilidade, o l�der j� est� com 60 anos, e ai come�a a avers�o ao risco�, explica. Esta � a fase do ciclo organizacional que pode levar � burocratiza��o dos processos e encaminhar o neg�cio � agonia.


Nem o �pux�o de orelhas� ficou de fora. Pedrosa destacou que a alta carga tribut�ria, a concorr�ncia desleal e os problemas de log�stica, n�o impedem que muitas empresas tenham sucesso. �N�o adianta apenas reclamar. O empres�rio precisa acordar e saber que a inova��o � a �nica fonte de crescimento sustent�vel�.


A receita veio em seguida: para inovar � preciso de gente. �As empresas que inovam n�o v�em as pessoas como uma pe�a da engrenagem. Elas sabem que pessoas capacitadas, com conhecimento acumulado, � que criam e fazem acontecer�, destacou.  


Apesar de demandar criatividade, que em geral � um processo individual, a inova��o � um processo de equipe, cujo alicerce � o l�der da empresa.


Pedrosa concluiu sua exposi��o desafiando os empres�rios a se perguntarem qual seria a postura das suas empresas em rela��o ao futuro. A resposta veio em seguida, citando o inventor norte-americano, Alan Kay: �A melhor forma de prever o futuro � inventa-lo�.


O evento foi promovido pelas funda�es Dom Cabral (FDC) e Fritz M�ller (FFM), com o apoio da Associa��o Comercial e Industrial de Rio do Sul (ACIRS) e do Sindicato das Ind�strias Metal�rgicas, Mec�nicas e do Material El�trico de Rio do Sul (SIMMMERS).

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.