Inteligência Artificial cada vez mais presente

Sala de Imprensa: Notícias 17/02/2016
Inteligência Artificial cada vez mais presente
3º Inova Talk

Já imaginou um programa de computador onde você escolhe dois ingredientes completamente impossíveis de serem combinados e ele monta uma receita deliciosa? Pode parar de imaginar porque essa possibilidade existe e já foi testada na prática. A afirmação foi feita por Hevertom Fischer, arquiteto de soluções da IBM, durante o 3º Inova Talk, evento promovido pelo Núcleo de Inovação (NI), da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). Este e outros exemplos, como o software que transforma áudio em texto, traduz o texto para outra língua e depois transforma em áudio novamente, são provas de que a Inteligência Artificial virá para facilitar a nossa vida.

Estes avanços tecnológicos são possíveis graças a Internet das Coisas, tema abordado durante o evento. Trocando em miúdos, significa que vários objetos, equipamentos e até veículos podem ser construídos com dispositivos que acessam a internet e permitem a troca de informações com outros aparelhos. Por exemplo, pense na facilidade de ter uma geladeira, onde um sensor verifica a falta de algum alimento e envia uma mensagem para o software de um supermercado, providenciando o abastecimento para o cliente. Se você gostou, prepare-se. “As empresas de tecnologia estão investindo pesado. Esse novo mercado vai realmente acontecer nos próximos anos”, afirmou Fischer.

Com a Internet das Coisas não há interação humana, os equipamentos possuem melhor eficiência energética e baixo custo. Eles podem fazer medições de temperatura, velocidade, altura, localização, entre outras, oferecendo mais segurança e agilidade nas atividades diárias. Algumas dessas tecnologias já são utilizadas em hospitais, como contou o palestrante, tornando mais eficazes os serviços de saúde. Outra tendência é que, até 2020, a maioria dos automóveis fabricados já virão conectados com a internet. O que facilitará o monitoramento do governo sobre impostos, infrações, acidentes, etc.

O Inova Talk contou com a parceria do Núcleo Gerador de Empresas de Desenvolvimento Integrado de Incubação (GTEC) da Unidavi.

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria