Jovens conhecem a arte de comunicar com sucesso

Sala de Imprensa: Notícias 18/11/2015
Jovens conhecem a arte de comunicar com sucesso
Núcleo de Jovens da ACIRS

A Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) recebeu na noite de terça-feira, 17 de novembro, o consultor Ezio Ricardo, da empresa Intelecto Consultoria e Treinamentos. Ele foi convidado pelo NJE para ministrar a palestra “A arte de comunicar com sucesso”, durante mais uma edição do Fique Sabendo, evento interno do núcleo para capacitação dos participantes.

Durante cerca de uma hora ele repassou informações e citou exemplos sobre como alcançar o sucesso por meio da comunicação. Saber se comunicar bem é uma habilidade, segundo explicou o consultor, que precisa de conhecimento e prática para se tornar um talento. “E isso não tem nada a ver com possuir um diploma acadêmico”, revelou. Ezio ressaltou a importância em manter a interação com as pessoas para criar vínculos e networks, assim como criar referências pessoais e zelar por sua credibilidade.

O marketing pessoal e empresarial, um dos elementos da comunicação, também entrou como tema da apresentação. Citando o autor Márcio Persona, o consultor esclareceu que “marketing pessoal é o conjunto de ações e atitudes que você adota com a finalidade de revelar o que você tem de melhor para o mercado”. O palestrante lembrou ainda os três componentes de um diálogo, as palavras ditas (7%), o tom de voz (38%) e a comunicação visual (55%). E como a comunicação visual é predominante, ele alertou sobre alguns comportamentos que precisam ser evitados. Outro ponto é a forma como as pessoas recebem a comunicação, de maneira visual, auditiva ou sinestésica (contato físico, sensações).

Como a plateia era formada por jovens empreendedores, Ezio aproveitou para fortalecer a utilidade do marketing pessoal para tornar-se um líder exemplar e, a importância da ética para ser considerado um modelo a ser seguido.