Jovens empreendedores pedem redução da carga tributária

Sala de Imprensa: Notícias 14/09/2015
Jovens empreendedores pedem redução da carga tributária
13ª edição do Feirão do Imposto

A lista de tributos jogada nas costas dos brasileiros é bem representada na letra da música “Chega”, do cantor Gabriel o Pensador: “Eu pago por tudo isso, imposto sobre o serviço. A taxa sobre o produto, eu pago no meu tributo. Pago pra andar na rua, pago pra entrar em casa. Pago pra não entrar no SPC e no Serasa. Pago estacionamento, taxa de licenciamento. Taxa de funcionamento liberação e alvará. Passagem, bagagem, pesagem, postagem. Imposto sobre importação e exportação, IPTU, IPVA. O IR, o FGTS, o INSS, o IOF, o IPI, o PIS, o COFINS e o PASEP”.

E para continuar alertando as pessoas sobre este abuso, foi realizada a 13ª edição do Feirão do Imposto, no sábado, 12 de setembro, desta vez com o foco voltado para a saúde. Em Rio do Sul, o Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE), da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) firmou parceria com as Farmácias Leandro, que funcionam nos supermercados Nardelli e Imperatriz, para mostrar como os medicamentos seriam mais acessíveis à população se os impostos incidentes nos produtos (cerca de 34%) fossem menores.

Durante a manifestação as farmácias comercializaram três remédios sem a cobrança das taxas. O Dorflex, que custa R$ 4,34, foi vendido a R$ 2,85. O Microvlar passou de R$ 6,51 para R$ 4,29 e, a Neosaldina teve o preço reduzido de R$ 3,89 para R$ 2,56. O atendente de uma das farmácias, Alexandro Gomes Chimente, aprovou a iniciativa dos empreendedores. “Ações como esta são necessárias, pois as pessoas reclamam do preço dos produtos sem saber como os impostos impactam no valor deles. Em alguns medicamentos isso representa mais de 40%. Mas não é apenas o tributo abusivo que deve ser combatido, tem também a falta de retorno desses impostos para áreas como saúde e educação”, disse Alexandro.

Além de conscientizar a comunidade, o Feirão do Imposto também é um dos momentos estratégicos para a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado do Movimento Brasil Eficiente (MBE). A campanha precisa alcançar 1 milhão de assinaturas para então ser encaminhada a Proposta de Emenda Constitucional, que prevê a simplificação fiscal e a ampliação das atribuições do Conselho de Gestão Fiscal. Na prática isso significaria que o Brasil passaria a ter um único imposto sobre a circulação, reduzindo a burocracia e a quantidade de tributos, e garantindo uma melhor aplicação do dinheiro arrecadado com os impostos. As assinaturas também podem ser feitas pelo site www.brasileficiente.org.br, onde aparece o número de adesões até o momento: 258,8 mil assinaturas.

Dona Aldizia Rusch, de Rio do Sul, entendeu a importância do feirão ao ouvir as explicações dos jovens. “Todos deveriam participar. É a nossa união que vai dar força ao projeto”, comentou ela. Para Gabrielle Zanella Hermann Rossetto, integrante do NJE e coordenadora da ação, é um desafio ajudar na conscientização da população. “Queremos alcançar as assinaturas necessárias para que tenhamos, além da redução dos impostos, sua melhor distribuição”, falou Gabrielle.

Sobre o Feirão do Imposto

O projeto foi criado em 2003, em Joinville, pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), para mobilizar a sociedade sobre o quanto se paga em impostos. A ação tomou proporção nacional e acontece em cerca de 100 cidades brasileiras. A realização do Feirão do Imposto 2015 é do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor
de Santa Catarina (CEJESC), através dos Núcleos de Jovens Empreendedores (NJEs), com apoio institucional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE) e Movimento Brasil Eficiente (MBE).

Confira as fotos:
Clique aqui para abrir a galeria