Logomarca

Jovens promovem ação no Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos

Sala de Imprensa: Notícias 22/05/2014
Jovens promovem ação no Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos
Foco do Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos é a educação.
O Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) promovem nesta sexta-feira, dia 23 de maio, uma ação de conscientização sobre o Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos.  Com foco na carga tributária destinada à educação, os jovens estarão presentes no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI) às 18h30min, promovendo o debate e colhendo assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente.

 

A ação, que acontece simultaneamente em todo o país, deverá conscientizar a população sobre a alta carga tributária que incide em produtos e serviços. Além disso, busca fazer a cobrança de uma efetiva e correta aplicação dos impostos em benefício da sociedade.

 

A coleta de assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente (MBE) tem o objetivo de propor a Simplificação Fiscal por meio da redução do número de impostos, ponto de partida para a redução da carga tributária. “Nossa proposta é mostrar a carga tributária que incide na área de educação no Brasil, impactando no preço de produtos, materiais escolares e mensalidades”, destacou o coordenador do Feirão do Imposto 2014, Maicon Jean Basílio.

 

De acordo com Maicon, informações levantadas pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), o Brasil é um dos poucos países do mundo que tributam a educação, com impostos ultrapassando os 37% nas mensalidades escolares.  No caso de materiais, a carga tributária pode chegar a quase 50% do valor cobrado pelo produto. Por exemplo: canetas têm tributos que somam 47,49%; agendas, apontadores e borrachas, 43,19%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

 

O Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos (DLI) ocorrerá no dia 23 de maio, data alusiva ao período final em que os brasileiros trabalham no ano para pagar impostos, taxas e tributos para o governo. O Dia da Liberdade de Impostos é celebrado sempre no dia 25 de maio. A data está prevista na Lei 12.352/10, sancionada pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A medida surgiu como proposta (PL 819/07) do deputado Sandro Mabel (PR-GO).
Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.