Jovens promovem ação no Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos

Sala de Imprensa: Notícias 22/05/2014
Foco do Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos é a educação.
O Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) promovem nesta sexta-feira, dia 23 de maio, uma ação de conscientização sobre o Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos.  Com foco na carga tributária destinada à educação, os jovens estarão presentes no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI) às 18h30min, promovendo o debate e colhendo assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente.

A ação, que acontece simultaneamente em todo o país, deverá conscientizar a população sobre a alta carga tributária que incide em produtos e serviços. Além disso, busca fazer a cobrança de uma efetiva e correta aplicação dos impostos em benefício da sociedade.

A coleta de assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente (MBE) tem o objetivo de propor a Simplificação Fiscal por meio da redução do número de impostos, ponto de partida para a redução da carga tributária. “Nossa proposta é mostrar a carga tributária que incide na área de educação no Brasil, impactando no preço de produtos, materiais escolares e mensalidades”, destacou o coordenador do Feirão do Imposto 2014, Maicon Jean Basílio.

De acordo com Maicon, informações levantadas pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), o Brasil é um dos poucos países do mundo que tributam a educação, com impostos ultrapassando os 37% nas mensalidades escolares.  No caso de materiais, a carga tributária pode chegar a quase 50% do valor cobrado pelo produto. Por exemplo: canetas têm tributos que somam 47,49%; agendas, apontadores e borrachas, 43,19%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

O Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos (DLI) ocorrerá no dia 23 de maio, data alusiva ao período final em que os brasileiros trabalham no ano para pagar impostos, taxas e tributos para o governo. O Dia da Liberdade de Impostos é celebrado sempre no dia 25 de maio. A data está prevista na Lei 12.352/10, sancionada pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A medida surgiu como proposta (PL 819/07) do deputado Sandro Mabel (PR-GO).