Lideranças do Vale se reúnem para discutir estratégias sobre o Corredor Ferroviário

Sala de Imprensa: Notícias 20/02/2015
Sexta-feira, 20 de fevereiro

Cerca de 70 lideranças políticas e empresariais do Vale do Itajaí se reuniram em Rio do Sul para traçar planos e debater sobre o fornecimento de informações para o Estudo de Viabilidade (EVTE-A) do Corredor Ferroviário Santa Catarina. O encontro foi realizado nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), e foi promovido pelas vice-presidências regionais da FACISC (Alto Vale e Vale do Itajaí), da FIESC (Alto Vale, Vale do Itajaí, Foz do Itajaí e Serra Catarinense) e por associações de municípios (AMAVI, AMMVI e AMFRI).

A Associação Empresarial de Rio do Sul apresentou um diagnóstico sobre a evolução do EVTE-A, que irá apontar o traçado da ferrovia e servirá de base para a realização do levantamento aerofotogramétrico e do projeto básico de engenharia. A VALEC, que conduz a elaboração dos estudos, já deu início à analise de informações de mercado, dados ambientais e socioeconômicos produzidos pelo consórcio PROSUL/SETEPLA/URBANIZA/HANSA e disponibilizados no 2º Relatório de Andamento do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia da Integração.

“A reunião de hoje foi um marco histórico para a constituição do traçado original da Ferrovia da Integração do Estado de Santa Catarina, pois uniu todo o Vale do Itajaí na mesma proposta, na mesma solicitação, formando assim um trabalho conjunto, um trabalho organizado, que visa garantir um futuro mais promissor em termos de Infraestrutura para toda essa região.”, afirma o Vice-presidente regional da Facisc, Andre Armin Odebrecht.

Segundo informações apuradas junto a VALEC, a partir do 4º Relatório mensal já será possível identificar o mapa com os corredores preferenciais. Eles serão delineados a partir de uma análise multicriterial, baseada em 33 variáveis, incluindo relevo, cidades, dados econômicos e impactos ambientais.

Durante a reunião foi constituída uma comissão que terá a atribuição de coletar e disponibilizar dados à VALEC e ao consórcio. Um ofício, assinado por todas lideranças presentes no encontro, foi remetido ainda nesta sexta-feira, à VALEC, solicitando a realização de audiências públicas em Rio do Sul, Blumenau e Itajaí. Parlamentares da região também se comprometeram em organizar um encontro com o governador Raimundo Colombo.

O EVTE-A do Corredor Ferroviário de Santa Catarina deve ser concluído até setembro. O contrato, de R$ 46,5 milhões, inclui ainda a realização do levantamento aerofotogramétrico e do projeto básico.

“Os próximos passos serão: a mobilização das Associações Representativas e Associações de Municípios, no sentido de levantar subsídios para os estudos de viabilidade econômica, associados à Audiências Públicas com todos os agentes decisórios. Tudo isso dentro de uma agenda comum e compartilhada”, acrescentou Odebrecht.

Mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria