Locomotiva de 1920 voltar� a rodar no s�bado em Rio do Sul
Um peda�o importante da hist�ria do Alto Vale do Itaja� est� prestes a voltar � vida atrav�s das m�os dos volunt�rios da Funda��o Estrada de Ferro Vale do Itaja� (TREMTUR/ABPF). Depois de trinta e cinco anos, parte do trecho da Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC) que foi desativado ir� voltar a ser percorrido pelo trem. O passeio inaugural est� marcado para s�bado, 15, junto �s comemora�es dos 75 anos de emancipa��o do munic�pio de Rio do Sul.
O objetivo da TREMTUR � resgatar o romantismo das viagens de maria-fuma�a e preservar a mem�ria ferrovi�ria do Vale Europeu. Al�m da Esta��o de Matador e da locomotiva Baldwin Ten Wheel, apresentada � comunidade no ano passado, um pequeno trecho da ferrovia e o primeiro vag�o de passageiros ser�o algumas das atra�es que ir�o encantar os moradores e atrair os turistas para a regi�o. �Ver a locomotiva rodando novamente vai ser uma grande festa�, garante o presidente da TREMTUR, Carlos Ramiro da Silva.
O cerimonial que marcar� o passeio inaugural ser� iniciado �s 10h na antiga esta��o, localizada no Bairro Bela Alian�a. Os ingressos custam R$ 10 e d�o direito ao embarque e ao almo�o, que ser� servido no local. A expectativa dos organizadores � atrair pelo menos 400 pessoas. Com os recursos arrecadados, ser�o pagos os gastos com a m�o-de-obra empregada na restaura��o da esta��o, que vinham sendo custeados pelos integrantes da funda��o.
O projeto completo prev� a reativa��o de 27,6 quil�metros do antigo leito da EFSC, entre os munic�pios de Rio do Sul e Api�na. O trecho, que ainda reserva algumas das mais belas paisagens da ferrovia, foi desativado em 13 de mar�o de 1971. Al�m das pontes de pedra, das pontes met�licas e dos t�neis que cortam as serras, as corredeiras do Rio Itaja�-A�u completam o cen�rio.
Um levantamento feito por especialistas ainda no ano 2000, revela que apenas para a reconstru��o do leito da ferrovia seriam necess�rios, cerca de R$ 8 milh�es. �S�o valores que j� mudaram, mas que dimensionam a grandiosidade do projeto�, diz Silva.
De acordo com o ex-presidente da TREMTUR, Germano Purnhagen, n�o � poss�vel mensurar o quanto j� foi investido pelo grupo que forma a entidade, j� que a maioria dos materiais foram doados. Somente para a reforma da locomotiva foram dedicados mais de sete anos de trabalhos. �Foram pessoas que se esfor�aram todos os finais de semana para ver a m�quina voltar � vida�, afirma.
A contagem regressiva para o primeiro embarque inicia nesta ter�a-feira, 11, quando os volunt�rios ir�o apresentar � imprensa os resultados dos cerca de dez anos trabalho e divulgar os pr�ximos desafios rumo � consolida��o do projeto. O coquetel ser� realizado na Esta��o Ferrovi�ria de Matador �s 19h.