Manufatura enxuta é tema de palestra na ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 08/02/2011
Manufatura enxuta é tema de palestra na ACIRS

Cerca de 70 empres�rios, executivos e profissionais de diversas �reas, acompanharam a palestra Lean Macnufactoring, realizada nesta manh� de ter�a-feira, 08 de fevereiro, na ACIRS.

A palestrante e consultora empresarial Silene Seibel, de forma bastante did�tica, apresentou os princ�pios e os objetivos das ferramentas japonesas para a redu��o de custos nas empresas. Basicamente, o principal desafio � enxergar o n�vel de desperd�cio na produ��o. Para tanto, � preciso reduzir o tempo e o custo do produto, aumentando a velocidade no processamento do pedido do cliente.

Silene destacou os desperd�cios analisados pelos japoneses para a aplica��o da filosofia do Lean: gasta-se muito tempo para procurar e trocar as ferramentas da m�quina, porque geralmente as produ�es s�o poucos organizadas, a espera pelo material, controle do estoque, j� que as empresas costumam manter grandes estoques, o que gera custos de armazenagem e demandam espa�o adequado, uso de empilhadeiras para o transporte de lotes, e o retrabalho. �O objetivo � termos maior produtividade atrav�s de um trabalho mais eficiente, introduzindo fluxo cont�nuo, identificando valor e cadeia de valor do produto. E assim, buscar a perfei��o�, este � o objetivo do Lean Manufacturing, afirma a consultora.

Para o presidente da ACIRS, Ciro Jos� Cerutti, a pr�tica do Lean � um desafio que est� posto e as empresas que conseguirem implantar isto, certamente ser�o mais competitivas no mercado. �� preciso enxergar o que pode ser feito para melhorar os processos, e este era o objetivo da palestra�, ressaltou Cerutti.

O evento contou ainda com a presen�a do prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus, do vice-prefeito, Garibaldi Ayroso, do secret�rio municipal de Desenvolvimento Econ�mico, Marco A. Rosar e do Vice-presidente da Federa��o das Ind�strias de Santa Catarina (FIESC) para o Alto Vale e presidente do SIMMMERS, Germano Em�lio Purnhagen.

Silene Seibel foi diretora industrial da Marisol e diretora de tecnologia do Senai/SC. Consultora para implanta��o do Lean nas �reas t�xtil, de confec��o e metal mec�nico.

Ap�s a apresenta��o, foi realizado o lan�amento da P�s Lean Manufacturing que ser� oferecida pela UNIDAVI em parceria com a ACIRS. O curso inicia em 25 de mar�o. Mais informa�es, entre em contato pelo 3531 0500.