Metodologia de ensino utilizada em Concórdia pode nortear a implantação da educação financeira em escolas de Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 07/03/2007

Uma comitiva formada por educadores e representantes da Associa��o Comercial e Industrial de Rio do Sul (ACIRS) viajou a Conc�rdia (SC) na sexta-feira, 2, para avaliar a metodologia utilizada na aplica��o da educa��o financeira nas escolas da rede municipal de ensino. A sinergia criada no processo de constru��o do conhecimento surpreendeu o grupo, que conheceu um exemplo de educa��o pautado no planejamento, na participa��o popular e na qualidade do ensino.

Os estudos para a implanta��o do ensino integral em Conc�rdia foram iniciados em 2005. No ano passado, um projeto-piloto foi introduzido em um centro educacional com cerca de 200 alunos. Desde ent�o, todo o processo tem sido acompanhado sob o olhar cl�nico de t�cnicos da Secretaria da Educa��o e de conselhos comunit�rios. �Todos os membros (pais, alunos e professores) s�o capacitados para que compreendam e possam participar ativamente das decis�es�, pontuou o Secret�rio Municipal, Santo Herm�nio de Luca.

O comprometimento da comunidade escolar e o grau de envolvimento dos conselhos comunit�rios surpreenderam o pedagogo La�rcio de Souza, do Centro Educacional Prefeito Luis Adelar Soldatelli, de Rio do Sul. �Eles tratam a educa��o com muito profissionalismo e notamos claramente que todos buscam um objetivo comum, que � um ensino de qualidade�.

Com a coopera��o intensa entre corpo t�cnico da Secretaria Municipal de Educa��o, diretores e  docentes das escolas, o munic�pio da Microrregi�o do Alto Uruguai tem aproximado a comunidade da defini��o de estrat�gias e do planejamento escolar. �N�s procuramos conhecer as necessidades da comunidade e assim podemos construir uma proposta de ensino mais pr�xima das diferentes realidades�, explicou a diretora pedag�gica da Secretaria, Edione Maria Arpine Trombetta.

A grade curricular das escolas vem sendo adaptada para incorporar projetos que problematizam as tem�ticas sociais inerentes a cada grupo. �A educa��o financeira foi uma dessas necessidades identificadas atrav�s das pesquisas�, salientou a diretora pedag�gica.

Apesar de ser transformada em Lei em Conc�rdia, a educa��o financeira n�o � classificada como uma disciplina. Atrav�s de um trabalho conjunto, uma equipe levantou as possibilidades de abordagem da tem�tica dentro de cada �rea do conhecimento. Toda a abordagem sobre o tema envolve atividades interdisciplinares.

Uma pr�tica adotada na rede municipal de ensino, aprovada em assembl�ia de pais, facilita o trabalho dos professores. Uma vez por m�s as aulas s�o encerradas ap�s o intervalo do per�odo matutino. Os estudantes s�o liberados e os professores se re�nem at� o final do dia. Neste momento, al�m de discutir o planejamento, os docentes apresentam as atividades relacionadas aos projetos, como a educa��o financeira.

Em visita � Escola B�sica Municipal Santa Cruz a comitiva do Alto Vale conheceu de perto a metodologia implementada. Com entusiasmo, a diretora Marisa Rech explicou que os momentos de integra��o entre o corpo t�cnico das escolas � um dos segredos para se atingir bons resultados. �Uma vez por m�s n�s ainda recebemos uma capacita��o oferecida pela Secretaria Municipal da Educa��o. De manh� n�s aprendemos. � tarde voltamos e nos reunimos nas escolas para socializar as informa�es�.

Com a sinergia criada em torno de projetos interdisciplinares, os estudantes passaram a receber a forma��o e observar as tem�ticas abordadas sob diferentes �ticas. �Envolvemos a matem�tica, a hist�ria, a geografia… Enfim, todas as disciplinas est�o contribuindo para uma inser��o mais cr�tica do aluno na sociedade�, concluiu Trombetta.

Mas n�o foi apenas o n�vel de organiza��o que agu�ou os olhares dos rio-sulenses. De acordo com o secret�rio Santo de Luca, Conc�rdia investe R$2.295,00 por aluno/ano para atingir um alto n�vel de qualidade. �Esses resultados n�o aparecem por acaso. Eles t�m uma unidade de planejamento e esses valores investidos s�o equivalentes �s mensalidades de uma escola privada�, comentou a orientadora educacional da unidade de Rio do Sul do Col�gio Energia, Rosemeri Henn Teixeira.

A comitiva rio-sulense foi recepcionada pelo prefeito Neodi Saretta, eleito pela Funda��o Abrinq, em 2002, o melhor gestor fiscal do pa�s no grupo de prefeituras com mais de 50 mil habitantes.

Conc�rdia possui cerca de 65 mil habitantes (estimativa do IBGE/2005) e um PIB de R$ 1,2bilh�o (2003). Dentre os 5.507 munic�pios Brasileiros, ocupa a 32� posi��o no �ndice de Desenvolvimento Humano – IDH (PNUD 2003) e a 13� posi��o no �ndice de Desenvolvimento Social � IDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, 2001) entre os 293 munic�pios de Santa Catarina.