Minha Casa, Minha Vida deve financiar imóveis até R$ 130 mil na nova região metropolitana

Sala de Imprensa: Notícias 03/02/2011

A Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) recebeu com entusiasmo a not�cia de que o Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Servi�o) decidiu elevar o pre�o m�ximo dos im�veis novos e usados financiados com recursos do fundo. A medida, aprovada na quarta-feira, 02 de fevereiro, ir� impactar tamb�m no teto dos im�veis enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida.

Para munic�pios com popula��o a partir de 250 mil habitantes ou integrantes de regi�es metropolitanas, o valor m�ximo passar� dos atuais R$ 100 mil para R$ 130 mil. A ACIRS, que aguardava com expectativa a eleva��o do teto de R$ 80 mil para R$ 100 mil, em virtude da institui��o da nova Regi�o Metropolitana do Alto Vale, agora espera uma eleva��o direta de R$ 80 mil para R$ 130 mil. �N�s aguardamos um comunicado oficial da superintend�ncia estadual sobre este enquadramento, mas acredito que ele realmente ir� acontecer�, afirma o gerente geral da Caixa em Rio do Sul, Olmir Jos� Schoeler.

Para o Conselho Curador do FGTS o aumento do teto de financiamento ir� proporcionar a equival�ncia aos valores praticados no mercado imobili�rio e tamb�m ir� contribuir com a diminui��o do d�ficit na habita��o popular. Segundo o presidente do conselho, o tamb�m ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, desde 2007 n�o havia reajuste desses valores.

De acordo com a assessoria de imprensa do Conselho, a renda familiar m�xima para enquadramento nos financiamentos continua em R$ 4.900 para regi�es metropolitanas e munic�pios com popula��o igual ou superior a 250 mil habitantes, e R$ 3.900 para as demais regi�es do pa�s. O FGTS pode financiar at� 90% do valor de im�veis novos ou usados, sendo o prazo de pagamento em at� 30 anos. A resolu��o do Conselho entra em vigor a partir da sua publica��o, quando a Caixa come�a a operar com os novos valores.