Missão Empresarial ao Rio Grande do Sul fomenta empreendedorismo entre mulheres

Sala de Imprensa: Notícias 27/08/2013
Missão Empresarial ao Rio Grande do Sul fomenta empreendedorismo entre mulheres

Grupo de empresárias riossulenses conheceu o Hotel Baviera e o PopCenter

A busca por conhecimentos e aprimoramentos, através da Missão Empresarial organizada pelo Núcleo da Mulher Empresária (NUME) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) em empresas do Rio Grande do Sul trouxe uma nova perspectiva para as nucleadas.

Iniciando a capacitação na cidade de Teutônia, no Hotel Baviera, as integrantes do núcleo aprenderam que acreditar no seu potencial empreendedor é o primeiro passo para quem deseja prosperar. O gestor, Paulo Wolf, apresentou a história de superação do Hotel Baviera, que teve início após um período de crise econômica na cidade sede. �Ás vezes nos consideram loucos ao tentar inovar, mas é preciso acreditar em nosso potencial e principalmente em nossos sonhos�, destacou o empresário.

Perseverança, esperança e principalmente força de vontade foram os ingredientes utilizados por ele para idealizar o projeto de um hotel estilo europeu, na cidade gaúcha de Teutônia, e que hoje é referência na região.

Uma lição de humanismo

Reunindo centenas de lojas populares e de pequenos lojistas, o PopCenter é um modelo inovador de comércio. As participantes do NUME visitaram o que é o maior shopping popular do Sul do país para conhecer a história e o processo de gestão.

A capital gaúcha reunia no centro da cidade inúmeros camelôs de produtos populares. Todos eles realizavam as vendas nas ruas, sem espaço coberto ou instalações adequadas. Também não tinham perspectivas de crescimento sólido para os negócios, nem o reconhecimento como verdadeiros empresários.

Desde 2009, a empreendedora Elaine Deboni assumiu a responsabilidade de transformar aquele comércio. Uma grande estrutura foi disponibilizada aos vendedores ambulantes, que se transformaram em comerciantes lojistas. Os novos empresários do comércio ganharam valorização profissional, qualificação e passaram a oferecer serviços de qualidade à população. �Fizemos mais do que melhorar os negócios dessas pessoas. Demos a eles a abolição da escravatura que tinham em suas antigas atividades. Hoje eles são exemplo. São reconhecidos pela população porto-alegrense, que torce para que esses comerciantes tenham sucesso�, enfatizou Elaine.

Investindo no reconhecimento da classe e se posicionando como defensora desses ex-camelôs, Elaine Deboni repassou uma lição de humanismo, de exemplo e de como a confiança nas pessoas pode mudar duras realidades.

A trajetória de sucesso do PopCenter foi elogiado pelas nucleadas do NUME, que viram no case, a força do empreendedorismo. �Certamente é um exemplo de gestão a ser seguido. O conhecimento e experiência adquiridos nessa missão empresarial são fundamentais para a reflexão e revigoramento de nossos empreendimentos�, disse a coordenadora adjunta do NUME, Máira Daniela da Costa.

A missão empresarial é uma prática do NUME e está no calendário anual de eventos. Assim como outros projetos, a ação visa a capacitação das nucleadas, bem como o conhecimento de outros modelos de gestão e empreendedorismo.