Missão Empresarial ao Vale do Silício amplia conhecimento de nucleados

Sala de Imprensa: Notícias 26/11/2014
Missão Empresarial ao Vale do Silício amplia conhecimento de nucleados
Membros do Niavi visitaram o Vale do Silício

Com o objetivo de angariar conhecimento e acompanhar as maiores empresas de TI do mundo, o Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí (NIAVI) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) esteve em missão ao Vale do Silício.

O grupo pôde conhecer diferentes estratégias no mundo digital ao participar de palestras, conversar com brasileiros que atuam no exterior e conhecer projetos de inovação nas empresas: Oracle Santa Clara, Hacker Dojo, Google, Fry’s Electronics e ao Twitter.

A viagem, oportunizada pelo NIAVI, trouxe aos nucleados a chance única de conhecer o maior centro tecnológico do mundo. “A iniciativa do NIAVI é totalmente positiva, além dos valores conseguidos através do projeto do Empreender competitivo, a escolha da empresa que organizou a missão tornou rica toda a experiência. Esse tipo de ação do NIAVI ressalta a importância do associativismo e nos permitir olhar além dos muros de nossa empresa”, apontou o nucleado, Sandro Alencar Fernandes.

O objetivo foi dar aos empresários a oportunidade de conhecer os modelos de gestão e as novas tecnologias usadas nas grandes empresas de TI. De acordo com o coordenador do núcleo, Tarcísio Bonessi Júnior as visitas a Oracle, Google e Universidade de Stanford foram os grandes destaques desta viagem. “Na Oracle e na Google tivemos verdadeiras aulas sobre negócios, oportunidades e estratégias de gestão. Já em Stanford, podemos perceber que para criarmos um ambiente de inovação precisamos, antes de tudo, formar ou buscar pessoas inovadoras”.

A Missão Empresarial faz parte do Programa Empreender Competitivo, que busca o fortalecimento das empresas por meio do apoio a projetos de núcleos setoriais. Pertencente a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o programa é coordenado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e executado pelas Associações Empresariais (ACIs).

O que será aplicado

A simplicidade é uma das características que Tarcísio deverá aplicar aos seus negócios. “Tanto na Oracle quanto na Google, ouvimos dos nossos interlocutores “dicas” de que adotar soluções simples podem nos dar retornos muito maiores do que grandes investimentos em soluções complexas e mirabolantes que, aos olhos dos consumidores, podem não ter nenhum ou pouco impacto”.

Já para Sandro o grande aprendizado está na cultura de fazer. “Uma das coisas que pretendo aplicar na Área Local e a outros negócios é a cultura do fazer. Vivenciamos isso ao visitar o Hacker Dojo e também a escola de Design Think de Stanford”, destacou Sandro ao lembrar a eficiência nas ações realizadas pelas empresas.

Conhecer realidades diferentes e traçar paralelos com a atuação individual estão entre as principais ações para quem busca o fortalecimento de sua empresa.