Missão empresarial leva Núcleo de Informática ao Recife

Sala de Imprensa: Notícias 19/11/2013
Missão empresarial leva Núcleo de Informática ao Recife

Os participantes do Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí (NIAVI) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) realizaram uma atividade diferenciada. Entre os dias 11 e 14 de novembro, os nucleados fizeram uma missão empresarial ao Recife, em Pernambuco.

De acordo com o coordenador do NIAVI, Tarcisio Bonessi Junior, a viagem teve como foco uma visita ao Porto Digital de Recife. �O Porto Digital é referência internacional como Parque Tecnológico. O NIAVI tem o objetivo de tornar o Alto Vale um polo estadual de TI. Então, nada melhor do que conhecer um dos projetos mais bem sucedidos do país nessa área�, explicou.

O Porto Digital de Recife é um grande modelo de parque tecnológico, que iniciou com 13 empresas participantes e hoje conta com mais de 200, gerando faturamento de mais de R$ 1 bilhão anual, com base nos dados de 2012. Em 2014, o parque dará início ao projeto da Aceleradora de Empresas, que terá como parceiro o Vale do Silício (EUA).

Durante as visitas, o grupo também esteve no Centro de Estudo e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), um ambiente privado de inovação, que utiliza engenharia avançada em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para solucionar problemas complexos para empresas e indústrias de diversos setores. �Lá pudemos compreender melhor sobre o projeto, seus objetivos e metodologias de trabalho. Além disso, ganhamos sugestões para a organização do nosso polo em TI�, contou Bonessi.

Como resultado, o grupo trouxe novas experiências, ideias e mais visão para tornar o projeto do Parque Tecnológico uma realidade no Alto Vale. �Vimos que existe muito a ser feito, mas que existem modelos de sucesso que podem ser utilizados como base para o nosso projeto�, destacou o coordenador, que finalizou dando ênfase ao networking que a missão proporcionou, bem como a oportunidade que as empresas nucleadas tiveram em expandir seus negócios, inclusive com contatos realizados, possíveis clientes e parceiros.

A Missão Empresarial foi realizada com os recursos do Programa Empreender Competitivo, uma iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Sebrae Nacional. A coordenação dos trabalhos em Santa Catarina é feita pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e executado pelas associações empresariais (ACIs).