Mulheres Empresárias discutem desafios no ambiente empresarial e político

Sala de Imprensa: Notícias 16/08/2010
Mulheres Empresárias discutem desafios no ambiente empresarial e político

A sexta-feira, 13 de agosto 8, n�o foi de desgosto para as mulheres empres�rias de Santa Catarina, mas sim de ternura e muito trabalho em Rio do Sul. O 16� Encontro Estadual da Mulher Empres�ria reuniu cerca de 200 mulheres para discutir, entre outros temas o papel da mulher no ambiente pol�tico. O painel contou com a presen�a das candidatas ao Governo do Estado, Ideli Salvatti e Angela Amin.

A abertura do evento contou com a presen�a da presidente do Conselho Estadual da Mulher Empres�ria (Ceme), Neiva Kieling, do presidente da FACISC, Alaor Tissot, do presidente da Associa��o Empresarial de Rio do Sul, Andr� Armin Odebrecht, a coordenadora da C�mara da Mulher Empres�ria da ACIRS, Luzia Nunes Alegri, da presidente do Conselho Nacional da Mulher Empres�ria Luzia Salete Rodrigues de Melo e do prefeito de Rio do Sul Milton Hobus.

O presidente da FACISC, Alaor Tissot, falou que Rio do Sul estava muito mais forte no dia do evento. �A cidade est� mais bonita e tamb�m com muito mais ternura�, completou ele ao falar da diferen�a e o quanto as mulheres acrescentam positivamente ao mundo dos neg�cios.

A coordenadora da C�mara da Mulher Empres�ria de Rio do Sul, Luzia Nunes Alegri, destacou que as mulheres s�o capazes de promoverem mudan�as profundas e com sustentabilidade, sem perder o foco competitivo e falou ainda sobre o objetivo do 16� Encontro: �Queremos mostrar a inser��o da mulher nas atividades da sociedade, trazendo exemplos claros e diretos de como � poss�vel estarmos sempre em destaque e nos mesmos n�veis de competitividade com quem quer que seja�.

A senadora licenciada Ideli Salvatti falou que as mulheres precisam fazer a diferen�a em alus�o ao tema do evento: �Mulheres que faz em a diferen�a�. �Precisamos fazer a diferen�a, precisamos ser muito mais, precisamos ser �timas�, destacou a senadora. Ideli ainda falou sobre a cria��o das mulheres, que foram treinadas para trabalhar em casa e n�o na vida p�blica. �Com o avan�o da sociedade tivemos que tomar o nosso espa�o e aprendermos a fazer pol�tica�.

Angela Amin sugeriu ao presidente da FACISC e ao sistema de associa�es empresariais que mulheres tamb�m possam estar nas presid�ncias das entidades. O presidente da FACISC, Alaor Tissot, disse que a mulher j� est� em muitas entidades e v� com bons olhos esta participa��o ativa das empreendedoras tanto nos neg�cios como nas entidades de classe.

Angela ainda ressaltou que apenas a partir da d�cada de 30 as mulheres passaram a ter o direito de votar. �Depois de tanto tempo conquistamos o direito ao voto. Tamb�m somos a minoria nos partidos, tanto que temos que ter uma lei que garanta a participa��o da mulher nas chapas. Enquanto nos comportarmos como ala dentro dos partidos, seremos ala�, criticou.

As duas candidatas foram un�nimes ao afirmar que a educa��o para a pol�tica come�a dentro de casa e desde a inf�ncia quando a menina j� � formada para ser uma l�der. �A mulher pode atuar na pol�tica de v�rias formas: em associa�es, na igreja, nas comunidades, e n�o apenas como candidata em partidos pol�ticos�, destacou Ideli. Angela ainda reafirmou: �temos que come�ar a fazer o exerc�cio dentro de nossas pr�prias casas�.

Assuntos como carga tribut�ria, incentivo ao empreendedorismo, � capacita��o, e a quest�o da sa�de no Estado tamb�m foram temas do Painel.

Al�m do painel, o encontro contou com dicas do cirurgi�o pl�stico, Dr. Almir El Haje, e os cases de Maria Carolina Linhares, primeira presidente mulher da ADVB/SC , Milton Hobus, prefeito de Rio do Sul e Daniela Borges de Freitas, presidente do Conselho de Administra��o da Villa Francioni de S�o Joaquim. Durante o evento, a anima��o ficou por conta do M�gico Sandro Spigolon, de Florian�polis.

Fonte: Assessoria de Comunica��o FACISC