Mulheres ocupam apenas 37% dos cargos de chefia nas empresas brasileiras

Sala de Imprensa: Notícias 05/03/2018
Mulheres ocupam apenas 37% dos cargos de chefia nas empresas brasileiras
Foto: ACIRS

Às vésperas do dia internacional da mulher, há pouco para se comemorar ao olhar o topo das hierarquias de poder, tanto nos serviços públicos como nos privados. Elas representam 43,8% de todos os brasileiros, mas apenas 10% alcançou o topo dos cargos executivos.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) no setor público as mulheres representam apenas 21,7% dos cargos. Na média elas ganham 76% do salário dos homens em cargos de gerencia, na direção esse número cai para 68%.

Entre os inúmeros motivos que impedem que as mulheres consigam destaque na carreira profissional está o “conflito de prioridades”. Muitas abrem mão da ascensão profissional para ter uma vida mais equilibrada, conciliando carreira e filhos. Sem contar o preconceito que alguns homens e até mesmo a sociedade possuem em serem comandados por mulheres.

Ainda segundo o IBGE, as mulheres representam uma maior proporção de empreendimentos registrados no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do que os homens. Os dados do primeiro módulo temático da Pnad Contínua 2012-2016 – Características adicionais do mercado de trabalho, divulgados pelo IBGE revelam que o número de empreendedoras ou trabalhadoras por conta própria registradas aumentou de 1,9 milhão para 2,6 milhão, uma alta de 700 mil.

Em Santa Catarina o Número de mulheres que estão alcançando cargos de liderança, também é baixo, se comparado aos homens. Segundo um estudo da Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina (FACISC) hoje 2.861 empresários estão em cargos de liderança nas ACIs. Elas ocupam apenas 18% deste número. Nas diretorias executivas, esse percentual sobe chegando aos 24% um total de 216 mulheres.

O Núcleo da Mulher empresária (NUME) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) é um dos responsáveis por buscar alternativas que elevem esses números no Alto Vale. O grupo é fomentador do desenvolvimento pessoal e profissional das integrantes.

O NUME trabalha de maneira a estar preparando, capacitando e consequentemente encorajando as mulheres para estarem no mercado de trabalho. “Nós focamos em auto-conhecimento, troca de experiências no encorajamento mútuo dentro do grupo, desenvolvimento da oratória, gestão e outros temas que acreditamos serem importantes. Também buscamos trazer dados que se referem as mulheres no mercado de trabalho para conscientizar a todas que ainda há muito a ser conquistado, principalmente em cargos de lideranças onde ainda a mulher está em minoria”, conta a coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da ACIRS, Natália Wolf Muller.