O presidente e o tesoureiro da Associação Expedição e Aventura (Expave), Marcus Bauermann Costa e André Gustavo Wormsbecher, apresentaram um mapeamento para a realização de cicloturismo em municípios do Alto Vale. O trabalho foi elaborado pela Expave, entidade fundada em 2008, com foco em esportes junto à natureza e inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais. A apresentação foi feita para os integrantes do NUTUR, da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), durante reunião na quarta-feira, 22 de abril, com a participação também de empresários ligados ao setor de cicloturismo.
O presidente da Expave citou os principais eventos que eles já promoveram desde que a associação foi criada. Em 2012, a entidade elaborou o Mapa de Cicloturismo em Rio do Sul, com uso de método inovador, que reuniu os moldes de vários trajetos em um só. Ele também elencou os principais encaminhamentos necessários para executar o projeto, desde o estudo de viabilidade, elaboração técnica do traçado, gestão do circuito, até elaboração do guia e divulgação.
O interesse dos nucleados pelo trabalho da Expave e pela possibilidade de criar um roteiro no Alto Vale veio durante reunião no dia 06 de abril, quando o grupo conheceu o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo, apresentado por Tatiana Honczaryk, da Associação Vale das Águas, de Timbó (SC).