Logomarca

Núcleo de Arquitetos da ACIRS planeja missão técnica para a Colômbia

Sala de Imprensa: Notícias 04/02/2019
Núcleo de Arquitetos da ACIRS planeja missão técnica para a Colômbia
Imagem: WEB

O crescimento que o país teve nos últimos 10 nos fez com que a Colômbia se tornasse o ponto principal para que arquitetos internacionais desenvolvessem grandes obras. Por meio de propostas distintas os profissionais criaram projetos com uma nova arquitetura capaz de abrigar construções como instituições públicas, universidades e o setor privado.

E com o propósito de conhecer não só a nova arquitetura que o país adotou, mas sim visitar e estudar como a Colômbia foi construída, que 13 arquitetos do Alto Vale irão passar 10 dias conhecendo algumas das principais cidades e construções do país.

Para o coordenador do Núcleo de Arquitetos da ACIRS, Fernando Fontanive, a missão irá proporcionar conhecimento e experiências relacionados a arquitetura de uma outra nação. “Vamos poder observar a cultura (população), a geografia (ambiente), a tecnologia (materiais) e analisar como todos esses conceitos influenciaram e influenciam na arquitetura local”.

Uma das cidades que o Núcleo de arquitetos visitará é Bogotá. A capital é a maior cidade da Colômbia e ponto de encontro de pessoas de todo o país. Abriga construções modernas com outras que lembram o seu passado colonial e a sua multiculturalidade se mistura ao verde que está presente nos parques e morros orientais de Monserrate e Guadalupe.

“A Colômbia é o principal país da América Latina que desenvolve e executa projetos provenientes de concursos. A viagem busca entender, antes dos projetos, a metodologia utilizada para elaboração de políticas públicas no país. As relações urbanas, ambientais e sociais gerando sinergia entre eles. Assim, entenderemos o território e suas transversalidades a fim de articular a mobilidade urbana e ambiental, aperfeiçoar a ocupação do solo e fomentar a construção de uma cultura de paisagem”, comenta Fontanive.

Além da capital, o grupo passará alguns dias conhecendo também Medelín e Cartagena, onde irão fazer passeios históricos, visitar ruas e construções antigas. Entre as atividades programadas estão a visita a Catedral de Sal e ao Castelo San Felipe de Barajas, importantes obras do patrimônio cultural e histórico do país.

“Cartagena se destaca pelos seus casarões, suas estreitas e ensolaradas ruas exibem o melhor da arquitetura colombiana dos séculos de domínio europeu. Já Medellín, que por muito tempo foi considerada a capital mundial do crime e do tráfico de drogas, tornou-se modelo de recuperação social e urbanística em menos de uma década”, destaca o coordenador do Núcleo.

A missão será subsidiada pelo projeto Empreender Competitivo, com apoio da CACB, SEBRAE Nacional, Empreender, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.