Logomarca

Núcleo de Arquitetos realiza Seminário sobre Simplificação de Projetos

Sala de Imprensa: Notícias 30/09/2016
Núcleo de Arquitetos realiza Seminário sobre Simplificação de Projetos
Foto: ACIRS

O tema é bastante discutido em todo o país. Por isso os profissionais que integram o Núcleo de Arquitetos da ACIRS reuniram vários convidados para debater e compartilhar experiências sobre a Simplificação do Plano diretor.

Fizeram explanações em torno do assunto: a engenheira civil e gerente de aprovação de projetos da prefeitura de Joinville Carolina Cavalheiro Mafra, o arquiteto e presidente do IAB Litoral Norte Juliano Marine de Oliveira, o arquiteto e urbanista de Joinville / ASBEA SC Rodrigo Borges, o conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) Rodrigo Kirck, a presidente da ASBEA SC Tatiana Filomeno, o conselheiro da Federal do CAU SC, Ricardo Fonseca. Estiveram presentes ainda, o vice-presidente administrativo financeiro da ASBEA SC André Lima, o engenheiro civil e representante da AEAVI Eduardo Aragão e o secretário de planejamento da prefeitura de Rio do Sul Nicanor Alegri.

“A ação consiste na Simplificação do Plano diretor, sendo que a partir da implantação o Poder Público, através da redação da nova Lei, deixa de atuar sobre o que se considera privado nas edificações e passa analisar os itens e índices dos projetos que interferem no espaço público”, explica a coordenadora do Núcleo de Arquitetos, Jerusa Bracello Sumariva.

“Esse assunto é um problema geral a nível de Brasil. Esses processos que tramitam por um longo tempo, dentro dos órgãos públicos, influenciam não só os empreendedores, os munícipes e o próprio serviço público. Não conseguimos dar uma agilidade no processo, ficamos presos em processos antigos e analisando coisas que não são pertinentes ao município”, avalia a engenheira civil e gerente de aprovação de projetos da prefeitura de Joinville Carolina Cavalheiro Mafra.

Segundo IAB a implantação tem como objetivo a priorização dos parâmetros mais relevantes ao interesse público (índices urbanísticos) na análise dos projetos, deixando a encargo do responsável técnico o que é considerado espaço privado das edificações. Tem como intuito também buscar a transparência, simplificação e padronização dos processos e apresentação dos projetos que envolvem a emissão do alvará de construção.

Mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria 

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.