As atividades desenvolvidas contam com profissionais especializados em consultoria. “O núcleo é mais um canal de divulgação dos benefícios do cooperativismo junto à comunidade, além de integrar as próprias cooperativas”, enfatiza o coordenador adjunto do Núcleo, Moacir Carlos Bonin.
A proposta do núcleo é aproximar as cooperativas do Alto Vale de interesse comum e promover ações norteadas pelos princípios cooperativistas. “De modo geral, a avaliação do núcleo é bem positiva, em apenas um ano já realizamos várias ações e cumprimos a missão definida pelo grupo”, destaca o coordenador do Núcleo, Ricardo da Silva.
Para este ano, o grupo já definiu algumas prioridades e desafios: fortalecer o núcleo com mais cooperados, promover a capacitação para áreas específicas das cooperativas e divulgar as ações realizadas. “Trazer as cooperativas da região, que ainda não participam do núcleo e manter o engajamento das atuais, são os maiores desafios, mas tenho segurança que vamos atingir”, define Silva.
Um dos eventos promovidos pelo núcleo foi a campanha o Dia C, em julho do ano passado. A ação destacou a força do cooperativismo na região. O objetivo foi estimular a solidariedade e cooperação com o trabalho voluntário das cooperativas na Praça Ermembergo Pellizzetti.
Outras realizações desenvolvidas pelo grupo foram: Fórum de Cooperativas, com realização e divulgação da pesquisa socioeconômica. “Nesse primeiro ano do núcleo foram desenvolvidas várias atividades que propiciaram a divulgação e fortalecimento do associativismo e do cooperativismo no Alto Vale”, explica Bonin.