Núcleo de Informática conhece o método CANVAS

Sala de Imprensa: Notícias 19/03/2015
Núcleo de Informática conhece o método CANVAS
Quinta-feira, 19 de março

A ferramenta “Quadro de Modelo de Negócios” (Business Model Canvas) foi criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneur. E agora, os integrantes do Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí (NIAVI) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) podem utilizá-la para aprimorar suas empresas, já que ela serve para planejar e visualizar funções de um negócio e suas relações. O treinamento foi oferecido gratuitamente pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) na tarde de quinta-feira, 19 de março, na Sala Magna da Unidavi.

O Quadro de Modelo de Negócios é concebido de forma visual, flexível, colaborativa e sistêmica. Fornece uma visão holística e flexível do modelo de negócios, auxiliando os empreendedores nos processos de criação, diferenciação e inovação, com o objetivo de conquistar mais clientes. Ele ajuda na elaboração de um Plano de Negócios com base em quatro conceitos: pensamento visual, Visão sistêmica, Cocriação, Simplicidade e aplicabilidade.

O professor do curso, Douglas Heinz, afirmou que o Canvas agiliza e facilita a elaboração do planejamento de uma empresa. Segundo a técnica, modelo de negócio é a forma como uma organização cria, distribui e captura valor. “É saber como ganhar dinheiro com aquilo que você oferece no mercado. Existem várias maneiras para ganhar dinheiro e o Canvas ajuda a escolher a melhor”, completou Heinz.