Núcleo de Informática realiza curso de Design Thinking

Sala de Imprensa: Notícias 23/04/2015
Núcleo de Informática realiza curso de Design Thinking
Curso de Design Thinking

Um processo que envolve empatia, imersão, experimentos, aprendizado, empirismo, criação de protótipos e realização de testes. Tudo isso faz parte do Design Thinking, que de forma multidisciplinar ajuda a encontrar soluções para problemas já existentes. O assunto foi abordado durante o treinamento oferecido pelo Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí (NIAVI) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

Daniel Wildt e Thiago Esser, da empresa Wildtech, foram os responsáveis pela apresentação do método, que ajuda equipes em imersões e descobertas, trazendo de volta à realidade e ajudando a fugir do óbvio. O objetivo do Design Thinking é desenvolver a cultura do aprendizado e da cocriação. Ele tem sua origem na engenharia, no ano de 1973, mas foi adaptado para a administração, por David Kelley.

Durante os dois dias de treinamento, os participantes aprenderam sobre as bases teóricas do método, descobriram as etapas do processo, as ferramentas utilizadas, conheceram alguns cases, mas também realizaram várias atividades práticas. O grupo vivenciou um trabalho de colaboração e execução de projetos, aprendeu formas para facilitar reuniões, para pensar em resoluções, testar hipóteses e desenvolver novos produtos e serviços.

“O mais interessante sobre o Design Thinking são as técnicas e ferramentas usadas para identificar e resolver problemas”, contou Jean Carlo Damásio, da empresa nucleada Info Digitalle. “O treinamento foi bem desafiante, o Design Thinking faz com que nos coloquemos no lugar do outro (empatia) para levantar, avaliar e resolver questões, e isso num espaço de tempo bem curto”, afirmou Ursula Wetzstein, da Efetiva Informática, também do NIAVI.

A capacitação faz parte das ações aprovadas pelo Programa Empreender Competitivo, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais (CACB). O programa visa fortalecer as empresas integrantes dos núcleos do Programa Empreender e é coordenado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e executado pelas Associações Empresariais (ACIs), com apoio do SEBRAE.

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria