Núcleo de Inovação conhece o Mapa da Empatia

Sala de Imprensa: Notícias 24/09/2015
Núcleo de Inovação conhece o Mapa da Empatia
Reunião do Núcleo de Inovação

Entender o que o cliente diz, faz, vê, pensa, sente e ouve a respeito de um produto é essencial para o sucesso. Por isso, o Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) conheceu o Mapa da Empatia. A ferramenta apresentada ao grupo, na reunião do dia 24 de setembro, visa melhorar o relacionamento com o cliente.

De acordo com o coordenador no núcleo, Odair da Rosa, o Mapa da Empatia foi criado para ajudar empreendedores e profissionais, responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos e serviços, a definirem rapidamente o perfil de um cliente ou usuário e suas necessidades, desejos e aspirações. “A ideia é que as empresas nucleadas utilizem essa alternativa e, consequentemente, melhorem a forma de se relacionar com os clientes”, explicou ele.

Na discussão sobre a aplicação do mapa, Odair ressaltou ainda que ele deve ser trabalhado por cada empresa e de acordo com as necessidades. “Nosso objetivo em apresentar essa opção é promover um ganho significativo a partir da experiência promovida com os clientes”, destacou.

Saiba mais sobre o Mapa da Empatia

Criado para colocar a perspectiva do cliente no desenvolvimento de novas soluções e experiências de consumo, o Mapa da Empatia foi inicialmente usado como apoio em discussões rápidas. Depois de estudos mais profundos, passou a detalhar melhor sobre a experiência que determinado produto ou serviço provoca no cliente e, assim, é possível traçar através de um brainstorming o perfil desse consumidor, com o intuito de atender as expectativas dele por completo.