Núcleo de Inovação divulga tendências tecnológicas

Sala de Imprensa: Notícias 15/09/2015
Núcleo de Inovação divulga tendências tecnológicas
Imagem: www.thinkwithgoogle.com

Os participantes do Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) debateram sobre as tecnologias que os consumidores têm procurado neste ano e as tendências para o futuro. Os dados que embasaram a discussão foram obtidos no site www.thinkwithgoogle.com. Segundo o portal, são três as principais tendências tecnológicas atualmente: plataformas conectadas, dispositivo móvel que dá forma à internet, o digital aumentando a velocidade da vida.

Com as plataformas conectadas, os dispositivos se multiplicam e operam em sincronia. Os objetos conectados, a chamada “internet das coisas”, são plataformas usadas na vida diária, tanto para diversão, quanto para dirigir ou cuidar do lar. Nessa onda entram as tecnologias vestíveis, principalmente relacionadas ao controle da saúde. Também cresce a venda de Smart TVs, carros conectados, lâmpadas inteligentes, entre outros objetos, que estarão ligados à internet. Com isso haverá mais geração de dados, que poderão ser usados para melhorar experiências.

No caso dos dispositivos móveis, os smartphones tornam cada vez mais inteligentes, com plataformas conectadas para utilizar diversos dados. É a chamada “Internet das coisas”, verdadeiros controles remotos da nossa vida.

E quanto às vantagens do mundo digital, destaque para o acesso à informação, entretenimento e serviços em tempo integral e quando o usuário decidir. Estar conectado significa poder tomar decisões de maneira mais rápida e acertada. Nesta onda as empresas podem se beneficiar caso invistam em atendimento 24 horas, em estratégia de palavras-chave mais compreensiva, interações ágeis e fáceis com os clientes, etc.

“Estamos vivendo em um momento de transformação impressionante. Estas novas tecnologias não existiam há cinco ou 10 anos. Elas estão mudando nossa forma de comunicação e de relacionamento. As empresas têm uma grande chance de aproveitar essa onda e melhorar o relacionamento seu público alvo. Quase todos hoje possuem smartphone e é preciso aproveitar esse canal de comunicação com os clientes. Mas não podemos esquecer do óbvio: ter um ótimo atendimento e resolver o problema do cliente”, afirmou o nucleado Jean Sandro Pedroso, que levou a pesquisa para a discussão em grupo.