Núcleo de Inovação recebe novos integrantes

Sala de Imprensa: Notícias 10/03/2016
Núcleo de Inovação recebe novos integrantes
Reunião com novos nucleados

Cerca de 20 pessoas participaram da reunião para ingressaram no Núcleo de Inovação (NI) a convite dos nucleados. A reunião contou também com a presença do prefeito, Garibaldi Antonio Ayroso, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Marco Aurélio Rosar. “Santa Catarina é um estado inovador por natureza e nós buscamos inspiração em outros núcleos para criar o NI”, disse o coordenador do núcleo, Odair da Rosa, ao iniciar o evento.

Quem está no grupo há mais tempo falou dos benefícios em participar como a ampliação da rede de contatos, treinamentos, criação de grupos de inovação nas empresas, entre outros. “Uma das características do núcleo é a troca de boas práticas entre profissionais de diferentes setores econômicos, mostrando que a inovação é uma necessidade de qualquer empreendimento, organização ou pessoa”, argumentou Odair.

Os convidados falaram sobre suas expectativas, entre elas a busca por mecanismos que gerem inovação pessoal, de produtos e processos. Eles conheceram a metodologia do Programa Empreender, que gerencia os núcleos nas associações empresariais (ACIs). Depois, ouviram as ações do NI, desde sua fundação, em março de 2015, e o principal propósito do núcleo, de despertar a cultura da inovação no Alto Vale. Para isso já foram realizadas capacitações sobre métodos modernos de gestão como Canvas, Design Thinking, Radar da Inovação, Kanban, Mapa de Empatia, e divulgação de tendências tecnológicas. Para este ano estão previstos mais treinamentos, visitas técnicas e eventos, assim como integração com outros núcleos e instituições de ensino.

Para finalizar o encontro, Luana Cristina Theis, da Rioar Automação Industrial, e Gabriele Cunha, da Efetiva Informática, apresentaram o case das empresas, o foco de atuação de cada uma, e como a implantação de ideias inovadoras fortaleceu o negócio, resultando inclusive em prêmios estaduais e estaduais. A gestão aberta, com a participação dos colaboradores, o aperfeiçoamento constante da equipe, os grupos de inovação, as ferramentas implantadas, são algumas das estratégias utilizadas pelas empresas. “A inovação é um caminho sem volta, ainda mais em um mercado competitivo como o nosso. Em um momento onde as empresas estão segurando os investimentos, a saída é oferecer melhorias para ampliar a capacidade produtiva das indústrias”, explicou Luana. “As pessoas gostam de inovar, de se sentirem úteis, mas para isso precisam de incentivo. Nem sempre inovar é inventar algo, às vezes basta implantar formas mais eficientes para executar o trabalho”, acrescentou Gabriele. Ambas concordaram que é preciso acompanhar os avanços científicos e as necessidades dos clientes para que o processo de inovação seja contínuo.

Para saber mais sobre o Núcleo de Inovação acesse o site www.acirs.com.br, ou acompanhe as postagens da ACIRS nas redes sociais.

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria