Núcleo de Jovens Empreendedores faz mutirão de doação de sangue

Sala de Imprensa: Notícias 06/07/2016
Núcleo de Jovens Empreendedores faz mutirão de doação de sangue
Foto: NJE

É apenas uma picadinha, são apenas alguns minutos, mas é uma ação que faz uma grande diferença na vida de várias pessoas. Nesta terça-feira, 05, o Núcleo de Jovens Empreendedores, da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), realizou um mutirão de doação de sangue, no Hospital Regional. “Assim como outros núcleos do estado, o NJE Rio do Sul também participa da campanha Empreendedor Sangue Bom, que visa a doação de sangue. O objetivo é fazer o bem ao próximo”, afirma a coordenadora do Núcleo, Priscila Bonatto.

Por questões administrativas, as campanhas de coleta de sangue, feitas pela Hemosc, foram restringidas nos últimos dois meses. Desde o início de 2016 até ontem, foram contabilizados 724 candidatos, sendo que destes 590 realizaram a doação.

“Acreditamos que há muito a fazer em Rio do Sul e região para ampliar o quadro de doadores, por isso nosso objetivo é trabalhar com mais afinco com as empresas, instituições de saúde, comércio e/ou grupos da sociedade organizada para mobilizar ações em benefício às Campanhas de Doação de Sangue”, afirma a coordenadora do setor de captação de doadores do Hemocentro Regional de Lages.

Na doação de sangue é feita a retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, por meio da inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por pessoas capacitadas e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem-estar do doador. Todo o processo leva aproximadamente 55 minutos.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam Hemocomponentes suficiente para atender toda população. O sangue não tem substituto, por isso a doação espontânea e periódica é fundamental.

Em Rio do Sul, hoje trabalha-se para atingir a meta de 55 cadastros de candidatos à doação a cada terça-feira, 20 no período matutino e 35 no período vespertino, nos horários: das 10:00 às 11:30 e das 13:30 às 16:00. O próximo dia de atendimento para doações, será 19 de julho.