Núcleo de Segurança do Trabalho conhece case da WEG sobre NR-12

Sala de Imprensa: Notícias 30/05/2014
Núcleo de Segurança do Trabalho conhece case da WEG sobre NR-12
NR 12 foi foco da visita do Núcleo de Segurança a WEG
Conhecer boas práticas na implementação de normas de segurança é um dos focos do Núcleo de Segurança do Trabalho (NST) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).  Buscando esse compartilhamento, 15 membros do núcleo estiveram na Unidade de Transformadores da WEG, em Blumenau, na quinta-feira, 29 de maio.

A visita teve como objetivo verificar os processos de implantação da NR-12 na empresa. A norma regulamenta a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, com o foco em reduzir os acidentes com trabalhadores e usuários de equipamentos industriais.

O grupo foi recepcionado pelo engenheiro de segurança, Ricardo Machado, que apresentou a trajetória de implantação da norma, explicando como a WEG tem feito para se adequar a todas as exigências e assim, reduzir significativamente os acidentes. “A NR-12 é uma norma que traz resultados em médio prazo, já que exige uma adequação não só da fábrica, por exemplo, mas de seus maquinários e o treinamento mais eficaz aos operadores. Assim, cada pequeno processo será responsável por resultados positivos ao longo do tempo”, destacou Ricardo.

Em sua palestra, ele apresentou os processos que puderam ser conferidos logo após, na visita técnica.  “Poder conhecer toda essa experiência e os resultados de uma empresa tão conceituada como a WEG é uma excelente oportunidade de levarmos essas aplicações para nossas empresas”, destacou o coordenador do curso, Edelcio Hildebrandt.