Núcleo de Segurança do Trabalho programa vista na WEG

Sala de Imprensa: Notícias 14/05/2014
Núcleo de Segurança do Trabalho programa vista na WEG
Empresa WEG possui baixos índices de acidentes no ambiente de trabalho.
Os membros do Núcleo de Segurança do Trabalho (NST) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) realizarão uma visita técnica na empresa WEG, em Blumenau, no dia 29 de maio.

O objetivo será de compartilhar as boas práticas na aplicação da NR-12, que está em vigor desde dezembro de 2010.

A norma regulamenta a segurança no trabalho em Máquinas e Equipamentos, com o foco em reduzir os acidentes com trabalhadores e usuários de equipamentos industriais.  Também traz informações e conceitos já consagrados em segurança de máquinas, estendendo esta visão desde o projeto até o seu sucateamento.

O objetivo da NR-12 é de ter, em médio prazo, máquinas e equipamentos realmente seguros. Ao mesmo tempo, a norma traz medidas para adequação das máquinas que já estão em utilização há alguns anos, além de apontar a necessidade de informação e capacitação dos trabalhadores, com explicações mais claras sobre o que é necessário, formulando um conceito de atualização contínua.

Conceituada entre as indústrias e com baixos índices de acidentes no ambiente de trabalho, a WEG foi eleita pelos nucleados como um modelo a ser seguido. Assim, a visita pretende ampliar a visão dos técnicos para que apliquem em suas empresas as mesmas práticas.