Núcleo de Turismo e Hospitalidade da ACIRS busca informações sobre eficiência energética

Sala de Imprensa: Notícias 20/07/2016
Foto: ACIRS

A Eficiência Energética tem a proposta de produzir mais ou as mesmas atividades, consumindo uma quantidade menor de energia. Em outras palavras, é utilizar a energia de forma mais racional para se obter um determinado resultado. “Geralmente é utilizado por organizações que buscam reduzir o consumo de energia elétrica sem prejuízo às suas operações”, afirma o diretor comercial da empresa Wiva Engenharia, Otávio Carvalho.

Existem dois pontos principais para que um projeto de eficiência energética atinja seus objetivos: a questão técnica e a questão financeira. Tecnicamente, os profissionais devem determinar quais são os processos menos eficientes na empresa e implementar soluções ou tecnologias que tornem o consumo de energia mais eficiente. Definida a solução técnica, fazemos um estudo de retorno do investimento de acordo com a economia gerada.

Segundo Carvalho, praticamente todas as áreas apresentam inovações em produtos e tecnologias que permitem um menor consumo de energia. Algumas das principais são: Iluminação, por meio de lâmpadas de LED ou controle de Iluminação; Climatização, por meio de ar-Condicionado, aquecimento, ventilação e outras aquecimento de água, sistema de gerenciamento de energia elétrica, gás e água, sistemas de automação, troca e dimensionamento de motores.

Ao Núcleo de Turismo e Hospitalidade da ACIRS, a empresa apresentou o que se tem de alternativas para o setor. “Desenvolvido e gerenciado pela Wiva e com apoio da FACISC, o Programa Wiva Hoteleiro pode se tornar o maior programa de eficiência energética para hotéis da região Sul e até do país. Iniciativa inovadora no mercado brasileiro, o programa foi estruturado com pessoas e parceiros de primeira linha focadas na modernização do setor hoteleiro através de ações de eficiência energética e oferece recursos e busca por soluções financeiras para a implementação e execução de projetos”, explicou o Carvalho.