Núcleo realiza capacitações sobre Gestão de Pessoas

Sala de Imprensa: Notícias 04/09/2015
Núcleo realiza capacitações sobre Gestão de Pessoas
Capacitações realizadas pelo NIAVI

“Nosso objetivo foi atender a demanda, por melhorias na gestão de pessoas, que é bastante comum nas empresas,”, justificou Adolir Nunes da Silva, coordenador do NIAVI. As capacitações foram viabilizadas pelo Programa Empreender Competitivo, e foram realizadas pela Mutativa Gestão do Hábito, de Curitiba, na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

O primeiro evento foi o workshop “Gestão do Hábito”, coordenado por Deise Warken, que aplicou um exercício para mostrar como os hábitos são instintivos. “Das nossas ações diárias, 40% são hábitos ligados no piloto automático, que muitas vezes nos prejudicam”, revelou Deise. Ela explicou como funciona o ciclo de Gestão do Hábito, que começa pela identificação dos que são bloqueadores, implementação de novos comportamentos, empoderamento para a mudança e celebração das conquistas. “Sabemos quais são nossos hábitos ruins, mas não monitoramos para modificá-los, ou fazemos isso por pouco tempo e depois voltamos a agir como antes”, comentou Rui Richard Blaese, da IBS Sistemas, que participou do workshop.

O segundo treinamento foi a palestra “O autoconhecimento e o espírito de equipe – Mudando cenários e gerando resultados”, apresentada por Silvia Rocha. Os temas trabalhados foram a autoestima e relações, relacionamento interpessoal (conflitos), vida e carreira. Silvia ressaltou que o autoconhecimento é importante para fortalecer nossos potenciais, para tomar melhores decisões e liderar. “Precisamos saber quem somos e do que realmente gostamos. Não existe tempo certo ou errado para mudar, mas é preciso coragem para sair do conforto, ser protagonista e não vítima da própria vida”, explicou.

O workshop “O que tem qualidade tem mais valor”, foi o terceiro evento, que começou com uma dinâmica de autoconhecimento e de descoberta das características em comum entre os participantes. “Ao conhecermos melhor quem está ao nosso lado, teremos relacionamentos mais abertos, troca de experiências e qualidade de vida”, explicou Silvia Rocha. O workshop fez entender que a qualidade precisa estar não só nos produtos, mas também nos processos e nos relacionamentos. “É a qualidade que irá manter a competitividade e para isso é necessário ainda entender a demanda dos clientes, observar e rever processos”, complementou ela.

A rodada de treinamentos terminou com a palestra “Meu Lugar no Mundo: Sonhos e Ações”. Deise Warken contextualizou o cenário mundial. “Não vivemos hoje numa mudança de era, mas numa era de mudanças, que acontecem ao mesmo tempo e de forma cada vez mais acelerada. É diante disso que as empresas precisam se organizar, rever culturas e modelos mentais. As pessoas precisam se reinventar, aperfeiçoar a comunicação para viverem melhor, auxiliando umas às outras, com propósitos alinhados e com uma consciência social”, encerrou Deise.

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria